Acabamos as nossas sugestões na capital, Madrid, por representar um pouco de tudo o que é desta terra. Cada bairro com a sua história, com o seu perfil, mais de 60 museus entre os quais se encontra um dos mais importantes do mundo, em que a "movida" noite acaba sempre ao amanhecer, onde pode apanhar sol ou andar de bicicleta numa das capitais mais verdes da Europa. Passear por enormes espaços naturais como o Parque do Retiro, a Casa de Campo ou o Parque Juan Carlos I. Se é dos que vibram com o futebol, em Madrid poderá visitar o mítico estádio do Real Madrid, o Santiago Bernabéu, e o moderno estádio do Atlético de Madrid, o Wanda Metropolitano. Visite os museus presentes em cada estádio e reviva as maiores proezas futebolísticas.
Viva as festas populares como um autêntico madrileno. No dia 15 de agosto celebram-se as Festas de La Paloma, uma das mais tradicionais. Prove os pratos e as bebidas locais em barracões instalados nas ruas e praças. Concertos, teatro, dança… mergulhe na variada programação de Los Veranos de la Villa, em distintos cenários da cidade, nos quais poderá desfrutar do género e estilo que mais aprecie. Madrid também vai conquistar o seu paladar. Saboreie o feitiço dos seus bares e tabernas, desfrute da imensa oferta gastronómica nacional e internacional dos seus restaurantes ou prove pratos típicos madrilenos, como o chocolate com churros, o cozido madrileno ou o bocata de calamares.
Ficaram campos, bosques, montanhas, rios, por mencionar. Cenários perfeitos para os que fogem do ruído, da agitação e querem mergulhar no silêncio para ouvir só e com a mente a natureza e tudo aquilo que ela nos proporciona e que, já agora, por vezes tão maltratamos. Fica para uma próxima sugestão.
Seja em que localidade for, há sempre um parque de diversão para os mais miúdos, um campo verde para dar tacadas no longo inverno que nos desgastou, uma esplanada onde poderá saborear não só a nossa gastronomia como também sentir que saiu, mas que também chegou a casa.
Onde dormir?
Os Paradores Nacionais são uma rede de hotéis com mais de 90 estabelecimentos distribuídos por todo o território espanhol. Regra geral, estão localizados nos centros históricos ou em zonas naturais classificadas. Na maioria dos casos, são edifícios históricos recuperados, mas também existem unidades de construção mais moderna.