A maioria das plantas e das árvores de jardim já começaram a deter o seu período vegetativo para entrar na fase de latência. Durante o inverno e até que a primavera regresse, as espécies vegetais reduzem ao mínimo a atividade para resistir às inclemências do tempo, mas se o frio se intensifica e tem espécies pouco adaptadas ao clima onde vive, árvores e plantas jovens ou débeis podem sofrer danos, mesmo fatais.
Último corte do relvado antes do inverno
Quando as temperaturas baixam dos 10 graus, o relvado requer pouca manutenção. Antes da primeira geada, corte o relvado a uma altura de pelo menos 4 centímetros. Posteriormente, ajuste a altura de corte entre 5 e 10 centímetros, conforme as necessidades do seu jardim. Um relvado demasiado curto expõe as raízes ao frio, enquanto a relva demasiado comprida favorece pragas e doenças.
Se cresce muito e necessita voltar a cortá-lo no inverno, escolha as horas centrais do dia e os dias secos para realizar esta operação, para assim reduzir os possíveis danos.
Retirar folhas e ramos secos
O outono é o momento de manter o seu jardim sem folhas secas. O ideal é recolhê-las a diário para evitar que a decomposição favoreça o desenvolvimento de pragas e doenças nas suas plantas e relvado. Se ainda não tem um soprador de folhas, é a altura de adquirir uma máquina a bateria – de grandes prestações, pouco ruído, pouco peso e grande ergonomia –, para reduzir ao mínimo o esforço e que, além disso, agora está disponível ao melhor preço.
Se não iniciou as operações de poda no seu jardim, com a retirada de ramos partidos ou secos das árvores, plantas ou arbustos, deve fazê-lo o quanto antes. Assim dará tempo às espécies vegetais de cicatrizar antes da chegada do frio. Como referimos antes, as plantas necessitam de reduzir ao máximo o consumo energético, pelo que é melhor despojá-las de todas as partes deterioradas para que se centrem em manter e alimentar os ramos sãos. Para podar as árvores que florescem na primavera, é melhor esperar pelo inverno e fazê-lo em dias secos.
Moderação da rega
À medida que as temperaturas baixam, a rega é menos necessária. O orvalho e a humidade do ambiente costuma ser suficientes para o relvado e muitas das espécies vegetais. Se vive numa zona muito seca, é bom humedecer ligeiramente o solo com um a rega leve e ocasional ao redor de árvores e arbustos jovens, mas faça-o num dia sem geada. O solo húmido mantém melhor a temperatura que o seco.
Proteção de árvores, plantas e relvado perante as geadas
Sobretudo se vive numa zona onde as geadas são frequentes, é muito importante proteger as suas plantas do frio. Se tem plantas em vasos, o ideal é protegê-las instalando-as numa estufa ou colocando-as numa zona coberta e sem vento.
A melhor forma de proteger o seu jardim do frio é aplicar mulching com material orgânico, como palha, folhas secas ou composto perto da base das plantas, arbustos e árvores. Com esta solução, evitará que o frio as ataque e, em simultâneo, fornece matéria orgânica que adubará o seu jardim.
Antes que as geadas cubram o relvado com o manto branco, adube-o com uma leve camada de composto que proteja as raízes do frio e, em simultâneo, forneça uma fertilização natural que irá melhorar o aspeto do relvado nos meses seguintes.
Uso de isoladores térmicos em zonas de frio extremo
Se o inverno é muito extremo, é conveniente proteger os ramos das suas árvores e arbustos mais jovens e as trepadoras com isolantes térmicos como plásticos que não sejam de cor preta, sacos de serapilheira ou malhas térmicas. Pode utilizar plástico para cobrir a copa de árvores ou plantas jovens e ilhas de plantas ou canteiros de flores e retirá-los durante o dia em jornadas de sol, que possam provocar uma acumulação de humidade sob o plástico. Quanto às mantas ou sacos de serapilheira, use-os para cobrir os caules principais de videiras ou trepadeiras, especialmente se estão expostas ao vento.
Revisão de maquinaria e ferramentas de jardim
Entre o fim do outono e o início do inverno é a época de rever o estado da sua maquinaria de jardinagem, com uma boa limpeza e desinfeção e uma revisão geral do estado da maquinaria. Verifique e afie os sistemas de corte do corta-relva, do corta-sebes e das suas ferramentas de mão; inspecione o estado da barra laminada e a corrente da motosserra e o funcionamento geral de toda a sua maquinaria para enfrentar a poda de inverno com segurança.
Talvez seja o momento de substituir alguma das peças ou de mudar de máquina e apostar na tecnologia mais eficiente, sustentável e ergonómica no cuidado do seu jardim. A maquinaria a bateria da Husqvarna tem uma enorme durabilidade, alta eficiência, zero emissões de gases contaminantes e baixo nível de ruído, a melhor opção para quem entende que cuidar do planeta começa por ter um jardim saudável e sustentável. E agora pode usufruir de descontos especiais.
Este conteúdo foi produzido integralmente pela Husqvarna.