É quando se descobre uma doença grave, como um cancro, quando num desastre de viação há uma recuperação a ser feita, ou até numa situação de demência, que precisa de acompanhamento, que surge o setor segurador como o melhor amigo de cada um de nós. A iniciativa Histórias Seguras conta, através da ficção, as histórias de casos reais de clientes do Grupo Ageas Portugal e suas marcas, em que um seguro fez toda a diferença. Histórias de superação que inspiram e que identificam que, por detrás da conotação negativa e cinzenta que o setor segurador muitas vezes tem, há de facto um grande trabalho feito por pessoas para pessoas, com o objetivo de garantir uma proteção constante do pequeno mundo de cada um.
Assim, mostrar como um seguro faz a diferença na vida das pessoas é o grande desafio que a empresa lançou a jovens talentos na área da produção audiovisual. Foi-lhes pedido, pela primeira vez em 2023, que desenvolvessem pequenos filmes que retratassem essas Histórias Seguras.
Em maio de 2024, a iniciativa repetiu-se. Realizou-se a 2.ª edição desta iniciativa, como resultado de uma colaboração de sucesso entre o Grupo Ageas Portugal e a CNN Portugal. Para contar estas histórias – das marcas Médis e Clínica Médis, Seguro Directo, Ageas Seguros e Ocidental –, o grupo económico quis desde o primeiro dia ter o auxílio de jovens, com vista a promover o talento e a ser um apoio no arranque da carreira de cada um, não estivesse no ADN do Grupo Ageas Portugal o investimento e apoio à cultura como pilar fundamental. Assim, a iniciativa também reforça o compromisso do Grupo Ageas Portugal em investir nos diferentes segmentos da cultura e das artes em Portugal.
Foram 16 os jovens que participaram na iniciativa deste ano, compondo quatro equipas, cada uma com quatro elementos. A sua maior e mais preciosa ajuda foi o mentor do projeto: Diogo Morgado, ator e realizador, que foi essencial para guiar quem ainda está a aprender.
Cada equipa teve apenas um dia para a gravação da totalidade do filme, que esteve em televisão durante todo o mês de maio. No final, os melhores resultados seriam galardoados. É que derivado do projeto Histórias Seguras, foi criado ainda, em paralelo, o Prémio Audiovisual Ageas, para distinguir o melhor jovem em cada categoria e, claro, o melhor filme.
Prémio Audiovisual Ageas distingue os melhores talentos nas áreas de realização, guionismo, produção e edição.
Rui Rijo, Inês Simões e Diogo Morgado marcaram presença na antestreia
Melhores talentos foram premiados
No dia 7 de maio de 2024, decorreu no rooftop do Edifício Ageas Tejo, em Lisboa, a antestreia dos filmes produzidos na 2.ª edição da iniciativa, que culminou com a atribuição do Prémio Audiovisual Ageas, distinguindo os melhores talentos nas áreas de realização, guionismo, produção e edição. Um final de dia muito emocionante, com sorrisos, lágrimas e sobretudo muita cor.
Este ano, Palavras que curam, uma história da Ocidental, realizado por Ivo Abalroado, foi considerado o melhor filme. Da mesma curta-metragem, Miguel Allen venceu a categoria de melhor edição. Destaque também a nível de guião, pois ganhou o guionista do mesmo filme, Miguel Magalhães.
Cristina Parracho foi distinguida como melhor realizadora, tendo tido a responsabilidade de fazer nascer a história da Ageas Seguros, Quem vou ser. João Tomás foi o melhor produtor pelo filme Caminhos cruzados, correspondente à história da marca Seguro Directo.
Rui Rijo, responsável de Relações Públicas e Comunicação Digital do Grupo Ageas Portugal, viu o projeto Histórias Seguras crescer, desde a sua criação: "Através do projeto Histórias Seguras queremos aproximarmo-nos ainda mais das pessoas, mostrando-lhes o envolvimento e apoio que prestamos a milhares de famílias. A verdade é que esta ajuda nem sempre está visível e é uma parte significativa do dia a dia do nosso trabalho. Em momentos de incerteza, angústia ou dúvida, somos mais do que um bem necessário, assumimos um papel fundamental junto dos clientes e temos um impacto positivo e relevante na vida dos mesmos, como pode ser visto nestes filmes", refere.
A antestreia dos vídeos produzidos na 2.ª edição da iniciativa Histórias Seguras aconteceu no rooftop do Edifício Ageas Tejo, em Lisboa
Parceria com escola fundada por Nicolau Breyner
Uma novidade de 2024 foi a parceria estabelecida com a NB Academia, Escola Profissional Nicolau Breyner, para evidenciar a expressão artística e a autenticidade das histórias partilhadas. Fundada em 2014 pelo próprio Nicolau Breyner, a academia oferece um ensino abrangente, que toca nas várias áreas da representação, passando pelo cinema, teatro e televisão. Assim, a escola facultou vários dos seus talentosos atores e atrizes para darem vida às personagens de cada filme.
Um seguro pode e deve ser um apoio para garantir uma vida mais previsível, no bom sentido da palavra. Uma vida que sabe com o que conta. E é para isso mesmo que o Grupo Ageas Portugal e as suas marcas – na área da saúde, setor animal, ou até casa – trabalham diariamente, para serem um apoio às famílias portuguesas, e uma ajuda nos momentos em que parece não haver uma luz ao fundo do túnel. Mas há sempre.