A Lisbon Eco Marathon, a Eco Maratona de Lisboa, é a única maratona concretizada, exclusivamente, dentro da cidade de Lisboa. A edição deste ano acontece a 13 de abril. As provas realizam-se em quatro distâncias: maratona (42 quilómetros), meia-maratona (21 quilómetros), minimaratona (12 quilómetros) e caminhada (8 quilómetros). A alma da prova é o "pulmão" da cidade: o Parque Florestal de Monsanto. No entanto, o percurso passa também por zonas como o Jardim Amália, Campolide e Tapada da Ajuda. Tanto a partida como a chegada, nas diferentes distâncias, são no Parque Eduardo VII, junto à bandeira de Portugal.
Maratona acontece a 13 de abril em Lisboa
Independentemente do seu ritmo ou experiência em corridas, o mais importante é participar e entrar no espírito desta prova única que, segundo a organização, junta "ecologia, competição e solidariedade social". Foram também estes valores que levaram a Sociedade Ponto Verde (SPV) a ser eco partner da Lisbon Eco Marathon pelo terceiro ano consecutivo. Segundo Ricardo Sacoto Lagoa, coordenador de Marketing e Comunicação da Sociedade Ponto Verde, "a parceria com a Lisbon Eco Marathon, que é um evento que promove as boas práticas e respeita o meio ambiente, permite à SPV amplificar a sua mensagem, que está focada na reciclagem de embalagens e, portanto, ligada à sustentabilidade ambiental, mas também social".
Lisboa volta a ser palco da Lisbon Eco Marathon, uma prova única que alia desporto, natureza e sustentabilidade. A Sociedade Ponto Verde mantém-se como main sponsor (eco partner) pelo terceiro ano consecutivo.
Sociedade Ponto Verde incentiva Portugal a reciclar
No sentido de "sensibilizar os participantes para a importância da reciclagem de embalagens e levá-los a adotar comportamentos sustentáveis", a SPV preparou várias ações para levar à Lisbon Eco Marathon. Por um lado, vão existir "cinco estações de reciclagem com zona de descarte nas estruturas SPV e várias sinaléticas com mensagens sobre os hábitos de reciclagem? de embalagens ao longo do percurso". Além disso, uma "equipa de quatro mochileiros" vai estar junto à meta "para garantir a correta deposição de embalagens por parte dos atletas". Todos os participantes "desde os atletas até ao público" vão ser desafiados a participar "no divertido jogo de tabuleiro gigante ‘Recicla Mania’, no qual vão ter a oportunidade de testar os seus conhecimentos" e ganhar "alguns brindes".
Portugal está longe de atingir metas de reciclagem
Portugal, assim como o resto da Europa, assumiu o compromisso de reciclar 65% dos seus resíduos até 2025. Em 2030, cada Estado-membro terá de aumentar a percentagem para 70%. Mas Portugal tem ficado aquém destes números. De acordo com dados da SPV, os portugueses enviaram para reciclagem mais 4% de embalagens (360.975 toneladas) ao longo dos primeiros nove meses de 2024 em comparação com igual período do ano anterior. Apesar de parecer uma boa notícia, não é suficiente para alcançar as metas europeias. Por isso, é urgente acelerar os esforços de reciclagem. Neste sentido, Ricardo Sacoto Lagoa, coordenador de Marketing e Comunicação da Sociedade Ponto Verde, estabelece um paralelismo entre a prova e as metas ambientais: "Também nós, enquanto país, estamos numa corrida para alcançarmos uma meta, que é chegarmos, no final deste ano, a 65% da reciclagem das embalagens colocadas no mercado. E se, em ambos os casos, existe um ‘esforço’ individual, a verdade é que uma motivação extra, por vezes, é o que necessitamos para alcançarmos o objetivo."