Depois de anos e anos a relegar o assunto para segundo plano, chegou finalmente a altura de falar do estado e higiene das casas de banho nas escolas portuguesas. O tema não está no top de preferências de conversas, mas a comunidade escolar uniu-se em torno de um tópico que afeta, todos os dias, as crianças que frequentam as escolas públicas.
Domestos, a marca especialista na limpeza de casas de banho, é a responsável por esta consciência de que é preciso mudar o paradigma das casas de banho nas escolas públicas portuguesas. Globalmente, a marca procura ter um impacto positivo nas comunidades onde está presente, sendo que o projeto "Domestos nas Escolas" é a oportunidade de o fazer sob uma perspetiva local, como refere Mariana Tienza, responsável da marca Domestos.
O objetivo do projeto, além de alertar para os perigos que a falta de limpeza e de higiene traz, é o de ajudar uma escola pública a melhorar as condições dos seus WC. Isto porque o estudo "Escolas Públicas – Condições de Saneamento e Conservação" revela que cerca de 60% dos alunos inquiridos evita o uso dos WC escolares por uma variedade de fatores que se resumem à falta de limpeza e/ou falta de segurança.
Em Sesimbra, toda a ajuda é bem-vinda
A tarefa de decisão não foi facilitada. A comunidade escolar não quis faltar à chamada e muitos foram aqueles que quiseram o ímpeto de mudança na escola dos seus filhos. Mas no final só uma escola podia vencer, e o prémio foi para a Escola Básica Navegador Rodrigues Soromenho, em Sesimbra. Com 530 alunos, uma infraestrutura do tempo do Estado Novo e poucos apoios para manutenção, o prémio é, claro, muito bem-vindo.
Lina Marçalo, membro da associação de pais, explica que foi quase por acaso que se inscreveram no concurso. Enquanto esperava por um dos filhos à porta da escola, cruzou-se com o anúncio no telemóvel. Lina sente, na primeira pessoa, aquilo que o estudo da Domestos relatou: "Eu tenho um filho que não vai à casa de banho na escola, que chega a casa e vai a correr", explicou. Entre o anúncio e a candidatura, foi só um telefonema para Catarina Saraiva, também ela membro da associação de pais. Contactaram, depois, a direção da escola, que na voz do subdiretor Carlos Zacarias resume a posição: "Tudo o que for para o bem da comunidade escolar, nós alinhamos."
Os ventos parecem favoráveis para a Escola Básica Navegador Rodrigues Soromenho. A intervenção, que acontecerá antes do início do novo ano letivo, trará melhores condições a um WC feminino e um masculino, já que ambos precisam de alguns ajustes para garantir boas práticas de higiene e a privacidade necessária. Catarina resume que a comunidade ficou "muito contente" com a vitória, e salienta que a direção da escola se mostrou "totalmente disponível para participar neste projeto, ou em qualquer outro que contribua para melhorar a escola".
Além da recuperação e limpeza das casas de banho, a intervenção inclui ainda a colocação de materiais com dicas de boas práticas de higiene, bem como um mural de Vasco Costa em ambos os WC. Para a marca Domestos, é importante que os alunos da escola apreciem o espaço para o preservarem por mais tempo, opinião aliás que direção e associação de pais partilham.