Esta marca à venda em supermercados torna a beleza "green" acessível a todos
Os cosméticos naturais são a megatendência no universo da beleza. Mais suaves, preservam a saúde da pele e do planeta. Diga sim ao fenómeno Green Beauty da Garnier.
Enquanto 79% das pessoas querem ser mais sustentáveis, apenas 4% consideram que já estão a tomar medidas sustentáveis numa base diária*. As principais barreiras para a tomada de ações sustentáveis incluem a falta de fundos para poder fazer mudanças sustentáveis (56%), a falta de tempo (32%) e a falta de informação (29%)*. Estes são alguns dados revelados no Relatório de sustentabilidade da Garnier.
Felizmente, há marcas que apostam na sustentabilidade e que nos ajudam a fazer a escolha certa para uma vida mais consciente, de forma acessível e comunicando com total transparência. Cabe-nos a nós, efetivamente, escolher e adotar um estilo de vida que contribua para a preservação do planeta.
No mundo da beleza, há uma marca empenhada em gerar um impacto positivo no mundo, com ações sustentáveis que se refletem em vários setores da cadeia de produção. E é muito provável que esta marca já esteja presente na sua rotina. Falamos da Garnier, marca de cosméticos francesa que caminha rumo a um conceito de beleza sustentável, com o mote inclusivo Green Beauty for All of Us (Beleza Sustentável para Todos).
A jornada da Green Beauty inclui ajudar comunidades carentes a ter acesso a trabalho e rendimentos sustentáveis, criar ações significativas em parceria com ONG e ouvir e envolver os consumidores no impacto dos produtos.
3. Mais fórmulas ecológicas
Há anos que a marca de beleza natural nº.1 trabalha para disponibilizar fórmulas com ingredientes mais sustentáveis e ecológicos, um passo que a Garnier considera que deu um salto qualitativo com o projeto Green Beauty.
Segundo os resultados partilhados no Relatório de Progresso Sustentável 2022 da Garnier, 63% dos ingredientes usados nas fórmulas dos produtos Garnier foram ingredientes de origem biológica ou de minerais abundantes. Nas fórmulas de haircare, este valor atingiu os 80%.
O objetivo é alcançar 95% de ingredientes de origem biológica ou de minerais abundantes de fonte sustentável até 2030.
No site da Garnier pode descobrir qual o impacto ambiental e social dos produtos que utiliza diariamente.
Os próximos passos estão definidos. Para 2025, a marca estabelece o compromisso de criar novas fórmulas altamente funcionais e que respeitem o cabelo e a pele, distribuídas por Green Sciences – ciências ecológicas que permitem desenvolver ingredientes e fórmulas eficazes e mais ecológicas, tais como biotecnologias.
4. Mais energias renováveis
Nos últimos anos, a marca procurou reduzir a pegada de carbono global, diminuindo o consumo de água nas produções industriais e reduzindo as emissões de CO2. Em 2022, 67% das unidades industriais envolvidas na produção da Garnier utilizaram energia 100% renovável.
O objetivo é alcançar os 100% até 2025, garantindo que todas as unidades industriais da Garnier serão neutras em carbono.
5. Selo Cruelty Free International
Desde março de 2021 que todos os produtos Garnier, em todo o mundo, são oficialmente aprovados pela Cruelty Free International, ao abrigo do programa Leaping Bunny, a organização líder que trabalha ativamente para acabar com os testes realizados em animais. Este programa, reconhecido internacionalmente, exige que as marcas auditem regularmente toda a cadeia de abastecimento, incluindo todas as matérias-primas e ingredientes individuais, para averiguar se existem casos de testes em animais.
Para a Garnier, esta questão exigiu obter uma declaração junto de mais de 500 fornecedores em todo o mundo, que fornecem cerca de 3 mil ingredientes diferentes para a marca.
Com a certificação Cruelty Free, os consumidores podem comprar todos os produtos Garnier, em todo o mundo, com total confiança, sabendo que cumprem os critérios rigorosos do Leaping Bunny.
Em direção a uma beleza mais sustentável
Lembre-se, pequenas mudanças no dia a dia podem mudar o mundo. Faça a diferença e dê um passo verde em frente. A beleza do mundo começa consigo. Junte-se ao movimento Green Beauty.
*Resultados do Relatório de sustentabilidade da Garnier.