Secções
Entrar

Morreu o realizador norte-americano Joel Schumacher

22 de junho de 2020 às 20:08

Autor de filmes como Batman para sempre e Um dia de raiva, o realizador morreu aos 80 anos em consequência de um cancro.

O realizador norte-americano Joel Schumacher, autor de filmes como "Batman para sempre" e "Um dia de raiva", morreu hoje, em Nova Iorque, aos 80 anos, revelou a publicação Variety.

De acordo com a publicação norte-americana, Joel Schumacher morreu em consequência de um cancro diagnosticado há vários anos.

Nascido em Nova Iorque, em 1939, Joel Schumacher formou-se em Design de Moda, tendo trabalhado nesta área até aos 35 anos, altura em que decidiu prosseguir uma carreira no cinema, mudando-se para Los Angeles, Califórnia, onde começou por trabalhar em guarda-roupa, recorda a Variety.

Fez a estreia atrás das câmaras ainda na década de 1970 em dois filmes televisivos e, em 1981, rodou a longa-metragem "Queridos, a mamã encolheu".

Na mesma década de 1980, Joel Schumacher fez, entre outros, "St. Elmo's Fire" (1985), que teve o título em português "O primeiro ano do resto das nossas vidas", e "The lost boys" (1987), ou "Os rapazes da noite".

Não tendo sido um realizador amplamente premiado, Joel Schumacher fez comédias, filmes românticos, 'thrillers' e entrou no terreno das adaptações para cinema de heróis da banda desenhada, quando rodou "Batman para sempre" (1995) e "Batman e Robin", em 1997.

Este filme, com George Clooney enquanto Batman, valeu a Joel Schumacher uma nomeação para o pior realizador dos prémios Razzie.

"Um dia de raiva" (1993), protagonizado por Michael Douglas, "O cliente" (1994), com Susan Sarandon e Tommy Lee Jones, "Tempo de matar" (1996), com Matthew McConaughey e Sandra Bullock, "8mm" (1999), com Nicolas Cage e Joaquin Phoenix, "Cabine telefónica" (2002), com Colin Farrell, "O preço da coragem" (2003), com Cate Blanchett, e "O fantasma da Ópera de Andrew Loyd Weber", de 2004, são outros filmes com assinatura de Joel Schumacher.

"Transgressão" (2011), com Nicolas Cage e Nicole Kidman, é a sua derradeira longa-metragem.

Mais recentemente, em 2013, o realizador assinou a direção de dois episódios da série "House of Cards".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela