Secções
Entrar

ASAE apreende fidget spinners por não serem seguros

03 de junho de 2017 às 11:09

O valor total da apreensão ascende a mais de 45 mil euros


A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 16.000 brinquedos "spinners", muito populares entre as crianças, por falta de requisitos de segurança.

1 de 6
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Em comunicado, este organismo informou que a apreensão ocorreu durante uma operação de fiscalização, a nível nacional, na área de segurança de brinquedos, direccionada para os "spinners", um dispositivo com três pontas, cujo objectivo é girar.

Como resultado da acção de fiscalização - que incidiu ao longo de todo o circuito comercial -- foram fiscalizados mais de 60 operadores económicos e efectuadas apreensões de cerca de 16.000 brinquedos.

Foram ainda instaurados 23 processos de contra-ordenação, por falta de marcação CE, ou por marcação fraudulenta, e por falta de aviso de contra-indicação para crianças menores de três anos, "por se tratar de brinquedos que têm peças facilmente destacáveis e serem perigosos para crianças com idade inferior".

Segundo a ASAE, "o valor total da apreensão ascende a mais de 45 mil euros".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela