Secções
Entrar

Actrizes britânicas divulgam carta a apelar à união contra assédio e abuso sexual

18 de fevereiro de 2018 às 13:06

Querem "fazer com que 2018 seja o ano em que acabou a época do assédio e do abuso sexual".

Actrizes como Keira Knightley, Emma Thompson e Naomie Harris figuram entre as 190 intérpretes britânicas que apelam à união contra o assédio e o abuso sexual, numa carta hoje divulgada na imprensa.

1 de 3
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

A carta foi divulgada pelo jornal dominical britânicoThe Observer, no mesmo dia em que decorrerá, em Londres, a cerimónia dos prémios de cinema Bafta, na qual as actrizes prometem vestir de negro como gesto de solidariedade para com o movimento contra os casos de assédio e abuso sexual "Time's Up".

Na carta, as actrizes recordam como nas últimas semanas as mulheres se organizaram "por todo o mundo, resistindo e denunciando" casos de assédio sexual.

Assinalaram ainda que, quando em Outubro do ano passado a imprensa publicou diferentes casos de assédio e abuso na indústria cinematográfica, receberam "centenas de cartas de solidariedade" de mulheres de outros sectores.

As actrizes que subscrevem a carta instam todas as suas outras colegas a juntar-se a este movimento e a "fazer com que 2018 seja o ano em que acabou a época do assédio e do abuso sexual".

Em Janeiro, nos Estados Unidos, os vestidos e trajes negros encheram o tapete vermelho na 75.ª edição dos Globos de Ouro, num primeiro grande protesto público contra o assédio às mulheres em Hollywood, na sequência de acusações de abuso sexual contra vários homens do mundo do espectáculo.

A iniciativa juntou-se à acção desencadeada por mais de 300 conhecidas mulheres de Hollywood, entre elas as actrizes Meryl Streep e Eva Longoria, que lançaram um fundo de defesa legal destinado a ajudar as mulheres menos privilegiadas a defenderem-se de possíveis abusos sexuais no local de trabalho.

Este fundo de defesa legal, designado "Time's Up", já garantiu mais de 13 milhões de dólares (10,7 milhões de euros) em doações e procura ajudar estas mulheres com baixos salários a protegerem-se das consequências que podem surgir após a denúncia de abusos sexuais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela