Secções
Entrar

"Tem de se apurar tudo, doa a quem doer"

04 de julho de 2017 às 15:27

O presidente da República pediu que se investigue "de alto a baixo" o que aconteceu em Tancos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, voltou hoje a exigir "uma investigação total" no caso do furto de material militar nos paióis de Tancos, "doa a quem doer e não deixando ninguém imune".

O chefe de Estado reafirmou a necessidade de se apurarem "factos e responsabilidades", no caso do furto de diverso material militar nos paióis de Tancos, anunciado no quinta-feira pelo Exército.

"Pensando no prestígio de Portugal, no prestígio das Forças Armadas, pensando na autoridade do Estado e na segurança das pessoas, é muito simples: tem de se apurar tudo, de alto a baixo, até ao fim, doa a quem doer", disse Marcelo Rebelo de Sousa, em resposta aos jornalistas, em Castanheira de Pera, distrito de Leiria, pouco antes de partir para Tancos, onde se reúne hoje com o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, e com os chefes do Estado-Maior General das Forças Armadas e do Exército.

"O que se exige neste caso é "uma investigação total, integral", não "deixando ninguém imune", vincou Marcelo Rebelo de Sousa que também o Comandante Supremo das Forças Armadas.

Sobre os 12 militares e quatro empresários detidos hoje por suspeitas de corrupção, abuso de poder e falsificação de documentos, Marcelo Rebelo de Sousa optou por não comentar, frisando que o Presidente da República "respeita a tramitação da investigação da justiça".

Entre os detidos, estão um major-general, um coronel, um tenente-coronel e um major, suspeitos de suspeitos de participar num "esquema fraudulento que poderá ter lesado o Estado em cerca de 10 milhões de euros" relacionado com a sobre-facturação de bens e matérias-primas para a confecção de refeições nas messes da Força Aérea, explanou fonte da PJ.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela