Secções
Entrar

Reactivação do fogo de Gavião obriga à retirada de pessoas

18 de agosto de 2017 às 17:07

O fogo que lavrava desde quinta-feira em Belver obrigou à retirada de cerca de 150 pessoas das aldeias Torre Cimeira e Torre Fundeira

Os incêndios de Mação, em Santarém, e de Gavião, em Portalegre, tiveram várias reactivações hoje à tarde, de acordo com a Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC).

1 de 5
Foto: CMTV
Foto: CMTV
Foto: CMTV

"Temos uma reactivação do incêndio de Gavião, no distrito de Portalegre, e temos o incêndio em Mação, em Santarém, que de manhã estava com uma perspectiva um bocadinho diferente. Neste momento estamos com o incêndio já com várias reactivações", disse à Lusa, cerca das 16h15, a adjunta-nacional de operações da ANPC, Patrícia Gaspar. "O reacendimento ocorreu sensivelmente pelas 15:45. Com a força que o incêndio traz e com direcionamento que o vento tem a vila de Belver também não está completamente segura", disse.

O fogo que lavrava desde quinta-feira em Belver obrigou à retirada de cerca de 150 pessoas de duas aldeias. Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Gavião, José Pio, explicou que os moradores de Torre Cimeira e Torre Fundeira "foram retirados" das aldeias e encaminhados para as instalações do lar de idosos de Belver e para a Santa Casa da Misericórdia de Gavião.

De acordo com Patrícia Gaspar, as zonas mais críticas do incêndio de Mação localizavam-se "um pouco em todo o flanco oeste e sul deste incêndio": a zona de Alvega, em Abrantes, as zonas de Murteira, Vale da Abelha e Ortiga e Romaninhal, em Mação, e ainda Vale de Onegas, já no concelho do Sardoal.

Do lado de Portalegre "temos neste momento uma frente de incêndio com desenvolvimento complexo, que vai no sentido das [localidades de] Torre Cimeira e Torre Fundeira", acrescentou. "Estamos a colocar meios para avaliação da situação, protecção das pessoas e, se necessário for, retirar quem tiver de ser retirado destas localidades", disse ainda.

De acordo com a página da ANPC na Internet, às 16h30 o fogo com origem em Mação estava a ser combatido por 709 operacionais, ajudados por 217 veículos e nove meios aéreos.

O incêndio do Gavião tinha no combate 233 operacionais, ajudados por 78 veículos e três meios aéreos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela