Secções
Entrar

Novos inspectores serão colocados "em Setembro"

05 de julho de 2017 às 17:14

Já em Janeiro deste ano, o Bloco de Esquerda tinha questionado a tutela sobre o atraso no estágio de mil inspectores tributários

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, afirmou hoje no parlamento que os inspectores estagiários da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) deverão ser colocados "em Setembro".

"A informação que tenho da AT é que, em Setembro, se poderão colocar os actuais inspectores estagiários", afirmou o governante, em resposta a uma pergunta da deputada do BE Mariana Mortágua na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.

O secretário de Estado adiantou que o concurso teve "muitos juristas" e que "houve um número muito significativo de reclamações", sublinhando que isso "é algo que caracteriza os concursos com muitos juristas", mas que as decisões destas reclamações "estão prestes a ser completadas".

O governante apontou um outro aspecto: é que, em simultâneo com a colocação dos novos inspectores do Fisco, "se aproveitou para fazer o movimento dos inspectores que já estão colocados porque é isso que vai determinar as vagas para a colocação dos novos inspectores".

Já em Janeiro deste ano, o Bloco de Esquerda (BE) tinha questionado a tutela sobre o atraso no estágio de 1.000 inspectores tributários, iniciado em 2012 e que devia ter sido concluído em Dezembro de 2015.

Na altura, a deputada Mariana Mortágua perguntou quais as razões para este atraso e quais as diligências que as Finanças pretendiam tomar para concluir o concurso.

No âmbito deste processo, houve provas de conhecimento dos candidatos em Novembro de 2013, a lista de classificação final foi homologada seis meses depois e os estágios começaram em Janeiro de 2015.

Como o regulamento determina que o estágio para o ingresso nas categorias do grau 4 das carreiras do grupo de pessoal de administração tributária tem a duração de um ano, os estágios deveriam ter terminado em Dezembro de 2015.

"Contudo, o estágio prolongou-se: só em Julho de 2016 tiveram fim todas as avaliações finais necessárias" e "mais grave ainda é o facto de, até à data, os resultados das avaliações ainda não terem sido publicados, continuando o estágio destes inspectores tributários a decorrer até hoje", assinalou então a deputada.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela