Secções
Entrar

Multa do dono de Simba maior que a do homem que matou o cão

26 de abril de 2016 às 21:01

José França Gouveia foi condenado ao pagamento de 1.920 por dano agradavado por uso de arma. Já o dono do cão terá de pagar 2.100 por injúrias e ameças

O Tribunal de Idanha-a-Nova condenou, esta terça-feira, o homem que matou um cão em Monsanto, em Março de 2015, a 240 dias de multa à taxa diária de oito euros, por dano agravado por uso de arma de fogo (1.920 euros no total). 

 

O tribunal condenou ainda José França Gouveia a uma pena acessória de um ano de interdição de uso e porte de arma e a um pagamento aos donos de Simba: 700 euros por danos patrimoniais e 3.300 euros por danos não patrimoniais. O escriturário das Finanças, reformado, estava acusado de um crime de dano agravado sobre bem móvel por ter alegadamente matado o cão que entrou na sua propriedade, em Monsanto.

 

Já o dono do cão, acusado de um crime de ameaça agravada e cinco crimes de injúria, foi condenado a uma pena única de 280 dias de multa à taxa diária de 7,5 euros (2.100 euros). José Diogo Castiço terá ainda que pagar 1.500 euros a José França Gouveia por danos não patrimoniais.

Ou seja, se se isolar os crimes principais, dano agravado por uso de arma de fogo e injúrias, o dono do cão tem uma multa mais pesada que o homem que matou Simba.

O advogado de defesa de José França Gouveia não prestou quaisquer declarações à comunicação social.

 

Já a defesa de José Diogo Castiço informou que vai recorrer da condenação do seu assistente e que, quanto à condenação do homem que matou o cão, vai, em primeiro lugar, analisar o acórdão.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela