Secções
Entrar

Falta de deputados do PS impede votação final do inquérito

18 de julho de 2017 às 19:53

Trabalhos foram interrompidos. Empate levaria ao chumbo do texto

O relatório final da comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD) está esta terça-feira a ser votado, mas o empate de deputados presentes para votar a favor e contra motivou, perto das 19:00, uma interrupção dos trabalhos.

1 de 4
Foto: João Relvas/Lusa
Foto: Raquel Wise/SÁBADO

No momento em que a globalidade do texto do relator Carlos Pereira (PS) ia ser votado, encontravam-se na sala cinco deputados do PS (de um total de sete efectivos), um do BE e um do PCP, que viabilizariam o relatório, mas os seis deputados do PSD e o elemento do CDS-PP empatariam a votação - no caso de empate o texto é chumbado.

Apesar da votação por partido dar vantagem à esquerda, o coordenador do PSD na comissão, Hugo Soares, sustentou que o regime jurídico implica que a votação seja uninominal no relatório final, o que garantia um empate e consequente chumbo do relatório.

Cerca das 19:20 havia várias movimentações na sala da comissão de inquérito e nos corredores do parlamento, sendo indefinido à altura que solução seria adoptada.

A comissão de inquérito, cujo texto está a ser hoje discutido e votado, debruçou-se sobre a gestão do banco público desde o ano 2000, culminando no processo de recapitalização de cerca de 5.000 milhões de euros aprovado entre o Governo português e a Comissão Europeia, depois de a CGD ter apresentado um prejuízo histórico de 1.859 milhões de euros em 2016.

Ao mesmo tempo, decorre no parlamento uma segunda comissão de inquérito sobre o banco público, esta focada na gestão de António Domingues e na actuação do Governo na nomeação e saída do gestor.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela