Secções
Entrar

Europa precisa de 350 mil milhões para desmantelar 91 centrais

24 de junho de 2017 às 11:58

Carlos Zorrinho disse que dos 350 mil milhões de euros para desmantelar as 91 centrais nucleares no espaço europeu, apenas existem 120 mil milhões para esse efeito

O eurodeputado socialista Carlos Zorrinho disse hoje que o nuclear criou um "problema brutal" à União Europeia, onde existem 121 centrais e adiantou que para desmantelar 91 centrais paradas são necessários 350 mil milhões de euros.

"Na União europeia existem 121 centrais nucleares, das quais 66 já ultrapassaram o seu período de vida e 91 estão paradas. Destas [91] só três foram desmanteladas", afirmou o eurodeputado em Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco.

Carlos Zorrinho, que participa em Termas de Monfortinho, na conferência "Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado", promovida pela Câmara de Idanha-a-Nova, disse que dos 350 mil milhões de euros para desmantelar as 91 centrais nucleares no espaço europeu, apenas existem 120 mil milhões para esse efeito.

"Grande parte das centrais que pararam foi porque as pessoas se mobilizaram. Portanto, é também com a mobilização das populações que temos que abrir espaço para outro modelo energético", sustentou.

O eurodeputado falou também sobre o acordo entre os governos de Portugal e de Espanha sobre Almaraz, mediado pela Comissão Europeia, para realçar que este "é sobre a construção do aterro de resíduos nucleares e nada mais".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela