Enfermeiros recusam-se a prestar cuidados diferenciados
Os enfermeiros especialistas deixam a partir desta segunda-feira de prestar cuidados diferenciados em protesto contra o não pagamento desta especialização
Vários enfermeiros do movimento EESMO estão desde as oito horas desta segunda-feira junto ao hospital Amadora Sintra para apoiar os colegas que a partir de hoje recusam prestar cuidados diferenciados.
Em declarações à agência Lusa, Luís Mós do movimento Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia (EESMO), explicou que os enfermeiros especialistas deixam a partir de hoje de prestar cuidados diferenciados em protesto contra o não pagamento desta especialização.
"Vamos pôr em prática o contrato que temos com o ministério. Ou seja cumprir as funções de enfermeiro generalista", disse.
"Há dez anos que estamos a ser usados a nível hospitalar como enfermeiros especializados, mas o contrato que assinámos é de enfermeiro generalista. Portanto não nos podem impor nem alterar o contrato unilateralmente.
Segundo a Ordem dos Enfermeiros, que apoia os profissionais neste protesto, existem cerca de 2.000 enfermeiros que, apesar de serem especialistas, recebem como se prestassem serviços de enfermagem comum.
Edições do Dia
Boas leituras!