Dezoito concelhos de cinco distritos do continente em risco muito elevado de incêndio
As temperaturas máximas previstas para este domingo são de 27 graus Celsius em Lisboa, 25 em Bragança, 23 na Guarda e em Viana do Castelo, 31 em Évora, 30 em Beja e 26 em Faro.
Dezoito concelhos dos distritos Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Beja e Faro apresentam hoje um risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
No distrito de Portalegre, estão sob este alerta os concelhos de Marvão, Nisa e Gavião, e no distrito de Santarém os concelhos de Abrantes, Sardoal e Mação, de acordo com a informação disponibilizada no 'site' do IPMA.
Estão também em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova e Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, e o concelho de Odemira, em Beja.
O distrito de Faro tem oito concelhos com esta alerta: Portimão, Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Castro Marim e Alcoutim.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.
Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje em Portugal continental céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade na faixa costeira a norte do Cabo Raso até meio da manhã.
O vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) predominando do quadrante norte, soprando temporariamente forte (até 45 km/h) nas terras altas das regiões Centro e Sul.
As previsões apontam ainda para uma pequena subida da temperatura máxima.
As temperaturas máximas previstas para hoje são de 27 graus Celsius em Lisboa, 25 em Bragança, 23 na Guarda e em Viana do Castelo, 31 em Évora, 30 em Beja e 26 em Faro.
Edições do Dia
Boas leituras!