Secções
Entrar

Coronavírus: Proteção Civil cria linha de apoio aos bombeiros

07 de abril de 2020 às 14:46

A Proteção Civil ativou uma linha telefónica para apoio psicossocial aos bombeiros que têm de lidar com situações que envolvam emergências no âmbito da pandemia.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) ativou hoje uma linha telefónica para apoio psicossocial aos bombeiros que têm de lidar com situações que envolvam emergências no âmbito da pandemia de covid-19.

Esta linha é uma "resposta adicional" às corporações de bombeiros, seja de voluntários ou profissionais, no âmbito da covid-19, disse à Lusa o responsável pela Divisão de Segurança, Saúde e Estatuto Social da ANEPC.

Rui Ângelo avançou que a linha está à disposição dos comandantes dos bombeiros, sendo depois feita uma avaliação e triagem pelas equipas de apoio psicossocial da Proteção Civil e, em caso de necessidade, será contactado o bombeiro.

Segundo a ANEPC, no âmbito da resposta nacional à pandemia coovi-19 os corpos de bombeiros "estão sujeitos a uma elevada exigência emocional", designadamente pela continuidade da atividade normal e pela ação específica de emergência pré-hospitalar que, por exemplo, pode contemplar o transporte de vítimas suspeitas ou com teste positivo de covid-19

Rui Ângelo precisou que os bombeiros estão a passar por uma "maior pressão" nesta altura e, muitas vezes, em transporte de emergência pré-hospitalar só sabem mais tarde que o doente estava infetado com o novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.

As equipas de apoio psicossocial da ANEPC, constituídas por bombeiros voluntários que simultaneamente são psicólogos e assistentes sociais, prestam apoio psicológico e social aos bombeiros e às suas famílias desde 2011.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 75 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 345 mortes, mais 34 do que na véspera (+10,9%), e 12.442 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 712 em relação a segunda-feira (+6%).

Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima