Secções
Entrar

Metro chega quarta-feira à Reboleira

11 de abril de 2016 às 12:29

A nova estação da Reboleira, que entra em funcionamento às 13h00 de quarta-feira, vai permitir chegar ao Marquês de Pombal em 19 minutos e ao Chiado em 24

A nova estação da Reboleira da Linha Azul do Metropolitano de Lisboa, no concelho da Amadora, que vai permitir mais uma ligação à linha ferroviária de Sintra, vai ser inaugurada na quarta-feira. "A partir do dia 13 de Abril será possível viajar entre Reboleira e Marquês de Pombal, em 19 minutos e entre Reboleira e Baixa-Chiado, em 24 minutos", revelou a Transportes de Lisboa (TL), que integra a rodoviária Carris, o Metropolitano e a Transtejo, esta segunda-feira.

 

A nova estação da Reboleira, que entra em funcionamento às 13h00, prolonga a Linha Azul da rede de metro numa extensão de 579 metros, criando um novo interface de transportes com os comboios da Linha de Sintra. "Estima-se que, em velocidade cruzeiro, venham a utilizar esta nova estação cerca de sete milhões de passageiros/ano", lê-se no site da empresa, prevendo que essa utilização permita "uma redução de cerca de 3 mil toneladas de CO2 produzido anualmente".

 

O Metropolitano tinha anunciado, em Junho de 2015, "a abertura à exploração até ao final" do ano, após terem sido retomados os trabalhos do novo troço Amadora Este/Reboleira, mas a entrada em funcionamento da nova estação foi adiada por duas vezes, inicialmente para "o primeiro trimestre" de 2016, depois para o "início do segundo trimestre".

 

A abertura será agora concretizada a 13 de Abril, muito depois de o estudo de impacte ambiental da obra, de 2007, ter previsto o início de exploração para Agosto de 2010. "Com a nova estação Reboleira é criado um novo interface multimodal que reforça o sistema de transportes da Área Metropolitana de Lisboa, reunindo metro, autocarros, comboio, táxis, ciclovia, e oferecendo, ainda, parqueamento de bicicletas e estacionamento automóvel", esclareceu a TL.

 

Segundo avançou a transportadora, "o valor global do empreendimento é de cerca de 60 milhões de euros", contabilizando o investimento da primeira fase, superior a 45 milhões de euros, que também está abrangido por financiamento comunitário de 42,5 milhões do Fundo de Coesão, para despesas realizadas entre 2007 e 2015.

 

A primeira fase contemplou a construção do túnel, da estação e zona terminal da Reboleira, mas os trabalhos foram suspensos devido a problemas de financiamento.

 

A empreitada agora concluída, orçada em 8,795 milhões de euros, contemplou as especialidades "de construção civil, baixa-tensão, telecomunicações, via-férrea, electromecânica e arranjos exteriores à superfície na zona adjacente à estação, na Rua das Indústrias e no Parque Armando Romão", explicou a TL.

 

A par das obras do metro, a Câmara da Amadora avançou com uma intervenção na Avenida D. Carlos I, para aumentar o estacionamento, reforçar a iluminação pública, criar zonas de estadia e fazer a ligação da pista de caminhada da Reboleira ao centro da cidade.

 

"Havendo este investimento da ligação do metro à ferrovia, também investimos para trazer mais segurança ao espaço público, para que as pessoas se sintam mais motivadas a usar o transporte público", salientou a presidente da autarquia, Carla Tavares (PS).

 

A intervenção, com "um investimento de cerca de 600 mil euros", teve como objectivo requalificar o espaço público entre o Bingo do Estrela da Amadora e a estação da Damaia, incluindo a valorização dos 600 lugares do parque de estacionamento da Infra-estruturas de Portugal (ex-Refer) e uma centena de lugares junto ao interface da Reboleira.

 

As estações de Amadora Este, na Falagueira, e de Alfornelos foram inauguradas em maio de 2004, no âmbito do prolongamento do troço da Pontinha da Linha Azul que, com a ligação à linha ferroviária de Sintra, passa a ter uma extensão de 13,7 quilómetros, com 18 estações entre a Reboleira e Santa Apolónia (Lisboa).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela