Secções
Entrar

Visita a Almaraz é "cortesia", acusam ambientalistas

27 de fevereiro de 2017 às 15:15

Delegações de Portugal, Espanha e Comissão Europeia estão hoje a fazer uma visita técnica à central nuclear espanhola mais perto de Portugal

A visita de delegações de Portugal e da União Europeia hoje a decorrer na central nuclear espanhola de Almaraz é apenas de "cortesia" e só vai evitar uma inspecção profunda, acusa o Movimento Ibérico Antinuclear (MIA).

Delegações de Portugal, Espanha e Comissão Europeia estão hoje a fazer uma visita técnica à central nuclear espanhola mais perto de Portugal, no seguimento de um acordo entre os dois países ibéricos. Um acordo depois de o Governo de Lisboa ter apresentado uma queixa em Bruxelas pela construção de um armazém de resíduos nucleares (Armazém Temporário Individualizado, ATI) em Almaraz.

Porém, a visita, "na ausência de imprensa e de observadores independentes", converteu-se numa simples cortesia, "que evitará uma inspecção da central em profundidade", afirma o MIA, explicando que pediu para estar presente e para a presença da imprensa mas que a proposta "foi vetada".

As visitas, pelas quais Portugal abdicou da queixa que tinha apresentado em Bruxelas, podem converter-se numa mera formalidade que não impedirá a construção do ATI. "A construção é a peça chave para permitir o alargamento do funcionamento de Almaraz além do fim da permissão de exploração e dos 40 anos de funcionamento", diz o MIA.

O Movimento reafirma que o processo de autorização do ATI viola três protocolos internacionais e três directivas comunitárias, e diz que a pressa na construção do armazém levou o Governo espanhol a descurar as questões legais. E Portugal "cedeu perante as pressões".

"Estamos perante um exercício claro para facilitar o prolongamento do funcionamento de Almaraz, uma decisão que só serve para aumentar os grandes benefícios para os seus donos", garante o MIA no comunicado, alertando para o aumento do risco para a população e para o meio ambiente em toda a península ibérica.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela