Secções
Entrar

UNESCO felicita "libertação" da cidade de Palmira

24 de março de 2016 às 20:59

As tropas sírias entraram esta quinta-feira na cidade, considerada património mundial da organização da ONU, controlada há mais de um ano pelo grupo extremista Estado Islâmico

 A directora-geral da Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Irina Bokova, felicitou a "libertação" da cidade de Palmira, controlada há mais de um ano pelo grupo extremista Estado Islâmico.

 

"A UNESCO está preparada para ir rapidamente para o local para, juntamente com as autoridades sírias, assim que as condições de segurança o permitiram, realizar uma missão de avaliação dos danos e protecção do património inestimável da cidade", sublinhou.

 

Segundo Irina Bokova, o saque a Palmira é o "símbolo da limpeza cultural que arrasa o Médio Oriente". A directora-geral da UNESCO recordou que a destruição deliberada de património é um "crime de guerra" e sublinhou que a organização vai documentar os danos para que "não haja impunidades".

 

As tropas sírias entraram esta quinta-feira na cidade, controlada há mais de um ano pelo grupo extremista Estado Islâmico. Trata-se do culminar de uma ofensiva que o exército lançou no início do mês, com o apoio de intensos raides aéreos russos.

 

A queda de Palmira provocou ondas de choque em todo o mundo, quando o Estado Islâmico lançou uma campanha sistemática de destruição dos monumentos classificados pela UNESCO como património mundial, fazendo explodir templos e pilhando relíquias que datam de há 2 mil anos.

 

A sua recaptura será vista como uma vitória estratégica, mas também simbólica, do presidente sírio, Bashar al-Assad, já que quem controla a cidade também controla o vasto deserto que se estende do centro da Síria até à fronteira com o Iraque, afirmam analistas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela