Secções
Entrar

Trump diz que países da NATO deveriam “reembolsar” EUA

10 de julho de 2018 às 19:59

Trump escreveu esta mensagem a bordo do avião presidencial Air Force One que o conduz a uma cimeira da NATO agendada para quarta e quinta-feira em Bruxelas.

O presidente dos EUA Donald Trump acusou, esta terça-feira, os países da NATO de incumprimento desde há vários anos nas suas despesas militares e sugeriu estes aliados que deveriam "reembolsar" os Estados Unidos por pagamentos em atraso.

1 de 5
Donald Trump anuncia guerra na Síria
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Donald Trump, EUA, China, presidente
Trump
Foto: REUTERS/Yuri Gripas

"Numerosos países da NATO, que devemos defender, não apenas não cumprem o seu compromisso de 2% [que é baixo], mas desde há anos que estão em falta nos seus pagamentos, que não efectuam. Irão reembolsar os Estados Unidos?" - questionou Trump numa mensagem no Twitter, na sequência de frequentes insistências para exigir aos europeus que aumentem as suas despesas militares para respeitar o compromisso de mantê-las nos 2% do seu PIB em 2024.

Many countries in NATO, which we are expected to defend, are not only short of their current commitment of 2% (which is low), but are also delinquent for many years in payments that have not been made. Will they reimburse the U.S.?

Trump escreveu esta mensagem a bordo do avião presidencial Air Force One que o conduz a uma cimeira da NATO agendada para quarta e quinta-feira em Bruxelas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela