Secções
Entrar

Três detidos em manifestações violentas em Paris

23 de abril de 2017 às 23:09

Uma multidão de jovens, incluindo grupos anarquistas e antifascistas, concentrou-se perto do Palácio da Bastilha. Carros foram incendiados nos confrontos

Manifestantes envolveram-se hoje em confrontos com a polícia em cidades francesas, após o anúncio da passagem da candidata de extrema-direita, Marine Le Pen, à segunda volta das eleições presidenciais em França. A polícia francesa já deteve três pessoas.

1 de 4
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Reuters

Uma multidão de jovens, incluindo grupos anarquistas e antifascistas, concentrou-se perto do Palácio da Bastilha, no leste da capital francesa, Paris, mas também noutras cidades, como Marselha e Estrasburgo. Os manifestantes consideram que esta é a "noite das barricadas", referente às manifestações anti-autoritarismo ocorridas no dia 10 de Maio de 1968 dentro do contexto das manifestações estudantis daquele ano, concentradas na então recém-criada Universidade Paris-Nanterre.

Na Praça da Bastilha, manifestantes empunhavam bandeiras vermelhas e gritavam "Não à Marine e não a Macron", revoltados com os resultados da primeira ronda das eleições presidenciais francesas, em que os dois candidatos mais votados foram o centrista Emmanuel Macron e Marine Le Pen (extrema-direita).

Mais tarde, cerca de 300 pessoas reuniram-se num protesto pacífico na Praça da República, agitando bandeiras vermelhas e dançando à volta de uma fogueira, enquanto cantavam "Agora queimem os vossos cartões eleitorais".

Arrests of demonstrators in Paris #NuitDesBarricades Cops try to disperse the demonstrators but ppl are setting barricades #antireport pic.twitter.com/brj96SIo3Q

Destes protestos, a polícia francesa deteve três pessoas, em que se registaram confrontos entre manifestantes e autoridades, causando pelo menos dois feridos.

Contudo, a manifestação dos "anti-fascistas" continua pelas ruas de Paris. Na capital francesa, a polícia disparou gás lacrimogéneo para dispersar uma multidão cada vez mais desordeira, enquanto a polícia antimotim cercou a área. Alguns carros foram incendiados, e confrontos com a polícia e barreiras anti-imigrantes estão a ser derrubadas. 

Veja o vídeo:

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela