Secções
Entrar

Talibãs estimam que estejam presos entre 800 a 900 menores no Afeganistão

Lusa 01 de setembro de 2024 às 15:28

As organizações humanitárias internacionais têm várias vezes condenado o tratamento dado pelos talibãs aos presos e a falta de garantias durante os julgamentos a que são submetidos.

As autoridades talibãs no Afeganistão indicaram hoje que entre 800 a 900 menores estão detidos nas prisões do país, segundo um balanço fornecido pelo Ministério do Interior do regime fundamentalista.

O diretor da administração das prisões no Afeganistão, Mohamad Yusuf Mastri, estimou que existem atualmente entre 10.000 e 11.000 presos nas cadeias afegãs, 2.000 das quais mulheres e crianças, segundo declarações divulgadas pelo meio de comunicação afegão Khaama Press.

Estas declarações surgem menos de quinze dias depois de um outro alto funcionário talibã dos serviços prisionais, ter confirmado à Amu TV que entre as mulheres presas se encontravam algumas condenadas por "fugirem de casa" e estarem contra à lei islâmica do regime fundamentalista.

As organizações humanitárias internacionais têm várias vezes condenado o tratamento dado pelos talibãs aos presos e a falta de garantias durante os julgamentos a que são submetidos.

Desde que regressaram ao poder, em agosto de 2021, os talibãs têm rejeitado sistematicamente as críticas da ONU e da comunidade internacional para com as suas políticas, assentes numa interpretação rígida da lei islâmica.

As mulheres, excluídas da educação e da vida pública, estão sujeitas ao que a ONU descreve como "apartheid de género".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela