Secções
Entrar

Russos acusam norte-americanos de estarem a ajudar ISIS

04 de outubro de 2017 às 21:58

Ministério da Defesa da Federação Russa diz que alguns dos ataques do grupo radical às tropas sírias só são possíveis com informação norte-americana

Dirigentes militares russos acusaram os EUA de estarem a ajudar o grupo radical Estado islâmico a fazer uma série de ataques às tropas sírias.

As acusações russas reflectem o aumento da tensão à medida que as forças sírias apoiadas pelos norte-americanos e o exército do regime de Damasco, apoiado pelos russos - com ambos a combaterem o Estado Islâmico -, correm pelo controlo das áreas do leste da Síria, dotadas com petróleo e gás natural.

O porta-voz do Ministério da Defesa da Federação Russa, Igor Konashenkov, disse que o Estado Islâmico lançou uma série de ataques, na semana passada, de uma área perto da fronteira da Síria com a Jordânia, onde estão baseados os conselheiros militares norte-americanos.

Konashenkov especificou que os ataques, verificados na proximidade de Al-Qaryatayn, na província de Homs, e numa autoestrada importante, que liga Palmyra e Deir el-Zour, não teriam sido possíveis sem informações norte-americanas.

O porta-voz ministerial especulou que "uma libertação rápida do vale do Rio Eufrates (na posse do Daesh) aparentemente contraria os planos dos EUA", acrescentando que "apoiar e namorar com terroristas por parte dos colegas norte-americanos é o principal obstáculo à destruição completa do (grupo) Estado Islâmico na Síria".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela