Secções
Entrar

Rússia anuncia destruição de comboio com jihadistas

27 de maio de 2017 às 16:18

O comboio seguia da cidade de Al Raqa para a histórica cidade de Palmira com mais de 120 elementos do grupo radical

O Ministério da Defesa russo anunciou este sábado ter destruído um comboio com mais de 120jihadistas que se dirigia da cidade de Al Raqa para a histórica cidade de Palmira, recentemente recuperada pelo exército sírio.

"Como resultado do bombardeio, as perdas do Estado Islâmico (EI) são estimadas em 32 veículos equipados com metralhadoras pesadas, além de mais de 120 terroristas", lê-se no comunicado.

Segundo a nota, o ataque foi efectuado na quinta-feira e deixou ilesos sete dos veículos dos 'jihadistas', tendo sido concretizado por aviões, helicópteros e forças especiais, para evitar a todo custo que o EI recuperasse posições na cidade de Palmira, no deserto.

"Após a recepção desta informação, as medidas para impedir a saída dos guerrilheiros em direcção a sul de EI foram aprovadas. Qualquer tentativa do EI de se aproximar de Palmira e expandir a sua presença na área será firmemente cortada pela raiz", acrescenta o ministério.

Al Raga é um bastião do auto-proclamado EI em território sírio.

Desde o início da sua intervenção militar na Síria, a 30 de Setembro de 2015, a Rússia, uma aliada tradicional do regime de Damasco, foi ameaçada de represálias por parte do EI e pelo ex-núcleo sírio da Al-Qaida, Jabhat Fateh al-Sham (anteriormente designada como Frente Al-Nosra).

Perto de sete mil cidadãos de países que pertenciam à antiga União Soviética juntaram-se a gruposjihadistas na Síria e no Iraque, de acordo com os serviços de segurança russos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela