Secções
Entrar

Químico VX matou Kim Jong-nam em 20 minutos

26 de fevereiro de 2017 às 10:49

Resultados da autópsia revelam que a vítima sucumbiu a uma "paralisia muito grave" e morreu "num tempo muito curto"

O ministro da Saúde da Malásia revelou que o meio-irmão do líder da Coreia do Norte morreu entre 15 e 20 minutos depois de ser envenenado com uma alta dose do químico VX, um poderoso agente nervoso.

Estes são os resultados da autópsia feita a Kim Jong-nam, meio-irmão do presidente Kim Jong-un, divulgados este domingo pelo ministro da Saúde da Malásia, Subramaniam Sathasivam.

Os resultados da autópsia revelam que a vítima, de 45 anos, sucumbiu a uma "paralisia muito grave" e morreu "num tempo muito curto", declarou. O ministro da Saúde disse que a dose de VX dada a Kim foi tão alta que "teria afectado o seu coração e os seus pulmões". Subramaniam Sathasivam declarou ainda que apenas 10 miligramas de VX é letal, presumindo que a quantidade da dose dada à vítima "foi maior do que isso".

Kim Jong-nam - meio-irmão do presidente norte-coreano Kim Jong-un - morreu a caminho do hospital em Kuala Lumpur no dia 13 de fevereiro, depois de ser abordado no aeroporto malaio e atacado com o químico VX. A Coreia do Sul acusou o governo de Kim Jong-un pelo assassínio do meio-irmão do líder norte-coreano.

Sábado, uma das acusadas no envolvimento da morte de Kim Jong-nam, a indonésia Siti Aisha, disse as autoridades policiais da Malásia que foi contratada por 90 dólares, por um grupo de homens que identificou como coreanos ou japoneses, para realizar o que seria uma brincadeira televisiva com Kim Jong-nam.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela