Pyongyang faz novo teste de míssil balístico
A informação foi avançada pela agência de notícias sul-coreana
A Coreia do Norte realizou novo teste de míssil balístico, numa região próxima da costa oeste coreana. A informação foi avançada pela agência sul-coreana Yonhap.
"O exército norte-coreano disparou um projéctil não identificado a partir da sua base de Kusong, na província de Norte Pyongan", declarou um alto representante do exército sul-coreano em comunicado, sem adiantar mais detalhes.
A agência de notícias Yonhap afirma, no entanto, que o projéctil se trata, sem dúvida, de um míssil balístico, adiantou a AFP.
Segundo o mesmo responsável, o míssil foi lançado pelas 05h30 locais (21h30 de sábado em Lisboa), e percorreu cerca de 700 quilómetros. "A Coreia do Sul e os EUA estão em vias de iniciar análises para recolher mais informações sobre este míssil", esclarece o comunicado.
Este é o segundo disparo de um míssil levado a cabo pelo regime de Pyongyang em cerca de duas semanas, e o primeiro depois da eleição de Moon Jae-In para a presidência da Coreia do Sul na passada semana.
A Coreia do Norte já desencadeou dois testes nucleares e disparou uma dúzia de mísseis desde 2016, enquadrados no objectivo de possuir um míssil balístico intercontinental nuclear que lhe permita atingir território norte-americano.
Edições do Dia
Boas leituras!