Secções
Entrar

Príncipe herdeiro saudita pede fim da "exploração" do caso Khashoggi

16 de junho de 2019 às 08:16

"A morte de Jamal Khashoggi é um crime muito doloroso", afirmou Mohammed bin Salman, que indicou o desejo de manter relações estreitas com "todos os países islâmicos, incluindo a Turquia".

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, advertiu este domingo "todos aqueles que exploram" com fins políticos o caso da morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi, numa crítica velada à Turquia.

As tensões entre a Turquia e a Arábia Saudita intensificaram-se após o brutal assassínio de Khashoggi no consulado saudita em Istambul, em outubro do ano passado.

"A morte de Jamal Khashoggi é um crime muito doloroso", disse Mohammed bin Salman, em entrevista ao diário Asharq al-Awsat.

"Todos aqueles que exploram o caso do ponto de vista político devem deixar de o fazer e apresentar provas ao tribunal, o que contribuirá para a justiça", prosseguiu o príncipe herdeiro, que tem o poder no país, sem nomear a Turquia.

Na mesma entrevista, manifestou ainda o desejo de manter relações estreitas com "todos os países islâmicos, incluindo a Turquia".

Segundo a imprensa, a CIA acredita que a ordem para matar o jornalista foi dada pelo próprio príncipe herdeiro. O regime saudita nega, alegando que se trata de uma operação não autorizada pelo governo.

No processo perante os tribunais sauditas, a acusação ilibou o príncipe herdeiro e implicou mais de 20 pessoas, exigindo a pena de morte para cinco homens.

Jamal Khashoggi, que tinha emigrado para os Estados Unidos, era crítico de Mohammed bin Salman.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela