Secções
Entrar

Presidente do Irão afirma que respeitará o acordo nuclear se existir reciprocidade

13 de outubro de 2017 às 23:40

Estados Unidos "estão mais sós do que nunca", defendeu Rouhani.

O Presidente do Irão disse hoje que o seu país respeitará o acordo alcançado com as seis potências internacionais enquanto existir reciprocidade entre todas as partes envolvidas e considerou que os EUA "estão mais sós que nunca".

"Nós respeitaremos o Plano Global de Ação Conjunta [JCPOA] como um tratado multilateral e também internacional, até quando os nossos direitos sejam respeitados, até quando obtivermos benefícios do JCPOA, no âmbito dos interesses nacionais", disse Hasan Rohani num discurso transmitido pela televisão estatal.

"Colaborámos e continuaremos a colaborar com a Agência Internacional de Energia Atómico [AIEA], no âmbito dos tratados internacionais e do acordo nuclear, conhecido como Plano Global de Ação Conjunta".

Contudo, Rohani advertiu: "Mas se algum dia os nossos direitos deixarem de ser respeitados e as outras partes pretendam violar os seus compromissos, saibam que o Irão lhes responderá de imediato".

Numa reação ao discurso de hoje à tarde do Presidente norte-americano Donald Trump, Rohani esclareceu que as armas e os mísseis do Irão são para defesa do país e que, a partir de agora, o Irão vai fortalecer a sua capacidade defensiva.

Em paralelo, o chefe de Estado iraniano considerou que os Estados Unidos "estão mais sós do que nunca nas suas conspirações contra o povo iraniano", definindo as declarações de Trump como "um rol de insultos e acusações sem fundamento".

Rohani exprimiu-se após a recusa de Trump de "certificar" o acordo sobre o nuclear iraniano assinado em 2015 pelo Irão e pelo Grupo dos Seis (Alemanha, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia).

No seu discurso na Casa Branca, Trump advertiu hoje que, caso não consiga corrigir as "falhas" do acordo nuclear com o Irão através da ação do Congresso ou de negociações internacionais, vai abandonar o pacto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela