Secções
Entrar

Obama: "Cubanos devem escolher em eleições livres e democráticas"

22 de março de 2016 às 20:01

Perante Raul Castro e num discurso transmitido pela televisão, Obama defendeu que os cubanos devem ser livres de exprimir as suas opiniões sem medo. Além disso, quer que se enterre “o último vestígio da Guerra Fria”

O Presidente dos EUA, Barack Obama, defendeu, esta quarta-feira, em Havana, que todos os cubanos devem poder "exprimir-se sem medo", num discurso transmitido em directo pela televisão nacional.

 

"Penso que os cidadãos devem ser livres de exprimir as suas opiniões sem medo, de criticar o seu governo e de se manifestarem de forma pacífica", declarou Obama no teatro Alicia Alonso, na presença do Presidente cubano, Raul Castro. E voltou a frisar: "Penso que os eleitores devem poder escolher o seu governo em eleições livres e democráticas."

 

Antes, o Presidente norte-americano anunciou ter vindo a Cuba para "enterrar o último vestígio da Guerra Fria" após mais de cinco décadas de antagonismo. "Creio no povo cubano", disse em espanhol, antes de repetir a frase em inglês.

 

Raul Castro, que ouvia a tradução das palavras do homólogo, não manifestou a mínima emoção durante a maior parte do discurso, mas aplaudiu quando Obama apelou ao Congresso norte-americano para autorizar o levantamento do embargo a Cuba e quando evocou Nelson Mandela. "Disse claramente que os Estados Unidos não têm nem capacidade nem intenção de impor mudanças em Cuba", disse ainda Obama, considerando que "as mudanças futuras dependerão do povo cubano".

 

"Si se puede", disse numa referência ao seu famoso slogan "Yes we can" (Sim podemos).

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela