Secções
Entrar

Mais de 2.000 pessoas retiradas de bairro rebelde em Damasco

14 de maio de 2017 às 20:00

Do bairro de Qaboun foram retiradas hoje 2.289 pessoas, incluindo 1.058 homens armados

Mais de dois mil civis e combatentes rebeldes foram retirados hoje de um bairro em Damasco, anunciaram os órgãos de comunicação social estatais da Síria, em mais um passo do regime para pôr fim à presença rebelde na capital.

A retirada de pessoas do bairro de Qaboun segue-se ao que aconteceu em outros dois bairros de Damasco controlados por rebeldes, Barzé e Techrine, que estavam tomados desde 2012 por opositores do presidente sírio, Bashar al-Assad.

Do bairro de Qaboun foram retiradas hoje 2.289 pessoas, incluindo 1.058 homens armados, disse o governador da cidade de Damasco, Bechr Assaban, citado pela agência de notícias síria Sana.

Um correspondente da agência France Presse testemunhou várias pessoas que não queriam sair do bairro a serem obrigadas a fazê-lo.

Na sexta-feira, mais de 1.200 civis e rebeldes foram retirados dos bairros de Barzé e Techrine.

Além de em Barzé, Qaboun e Techrine, os rebeldes estão ainda presentes em outros três distritos da capital síria, Jobar, Tadamoun e Yarmouk.

Depois de perder vastas zonas para as forças leais ao regime de Assad, militarmente apoiado pela Rússia e pelo Irão, os rebeldes foram forçados a assinar acordos de evacuação de zonas que controlavam.

As Nações Unidas denunciaram estas evacuações como "deslocamento forçados" e a oposição síria considera-os "crimes contra a humanidade".

A Síria vive há seis anos uma guerra civil, entre o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, e movimentos de oposição e grupos extremistas islâmicos.

A ONU estima que pelo menos 320.000 pessoas morreram e milhões foram obrigadas a fugir desde o início do conflito armado na Síria, em Março de 2011.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela