Secções
Entrar

Luso-canadiano é herói na luta para retirar das ruas os sem-abrigo em Montreal

15 de novembro de 2019 às 11:59

Herman Alves, de 62 anos e natural de Porto de Mós, é um dos principais promotores de um projeto de combate à pobreza para retirar das ruas os cerca de seis mil sem-abrigo existentes na cidade canadiana.

Um empresário luso-canadiano em Montreal é um dos principais promotores de um projeto de combate à pobreza para retirar das ruas os cerca de seis milsem-abrigoexistentes na cidade canadiana.

"Esta causa dos sem abrigo toca-me muito porque os invernos são muito frios e em Montreal e há umas seis mil pessoas que não possuem uma residência fixa", começou por afirmar Herman Alves, de 62 anos.

Natural de Porto de Mós (distrito de Leiria) e no Canadá há 50 anos, o presidente do Clube Rotário de Montreal diz "que este é um problema que não pode ser esquecido", mas "cabe sobretudo aos cidadãos controlá-lo e ajudar o máximo de pessoas afetadas".

Com as temperaturas gélidas a chegarem a Montreal, com muitos dos dias com 30 graus negativos, Herman Alves salienta que os rotários integram uma plataforma de associações para "mostrar que partilhar a riqueza com os mais desfavorecidos da nossa sociedade" é um dever que cabe a todos.

"Queremos começar por lançar uma campanha com os Clubes Rotários, como um evento anual, para conseguirmos apoiar algumas instituições que auxiliam os sem-abrigo, para depois organizarmos algo de grande dimensão", explicou.

Esta vontade de Herman Alves em ajudar os sem abrigo não é nova, surge desde 1989 quando um sem-abrigo perdeu a vida ao ser encontrado congelado no Parque Viger, na cidade de Montreal, um caso que chocou a cidade francófona.

O empresário do ramo da construção então envolveu-se na criação da instituição 'Share the Warmth', para angariar roupas para os sem-abrigo.

Desde 1989 que com a ajuda de muitos colaboradores, Herman Alves já angariou mais de 1.2 milhões de dólares canadianos (823 mil euros) canalizados em mecanismo sociais para combater a pobreza e esteve envolvido no projeto que converteu a igreja de Grace num centro comunitário.

O evento 'Fight Homeless Fundraising' de angariação de fundos, com jantar e atuação do cantor luso-canadiano Remígio Pereira, tem lugar no dia 27 de novembro, no Porto Lounge, no número 3716 da rua Notre-Dame.

Os fundos a angariar que revertem para os centros Le Bon Dieu dans la rue, para o La rue des Femmes e para a Mission Old Brewery, instituições de apoio aos mais necessitados.

Segundo dados do governo local, existiam no Quebeque no ano passado, 5.789 pessoas visíveis a viveram nas ruas da província, cerca de 76 em 100 mil residentes, numa sinalização que ocorreu na primavera de 2018.

Só em Montreal existiam 3.149 pessoas sem-abrigo, um ligeiro aumento comparativamente com 3.016 em 2017.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela