Secções
Entrar

Jornal libanês publica edição em branco contra a crise no país

08 de agosto de 2019 às 16:36

"Acorde antes que seja tarde demais!", conclui o Daily Star na última página com a fotografia de um cedro, o símbolo nacional.

O único jornal em língua inglesa do Líbano publicou esta quinta-feira uma edição em branco para protestar contra a deterioração das condições económicas e políticas do país.

Na primeira página do jornal Daily Star pode ler-se "Líbano" escrito em branco sobre um fundo preto.

Em dez páginas, o jornal enumera uma série de problemas que o país enfrenta, nomeadamente o atual impasse político, a poluição, o desemprego, a proliferação de armas ilegais e o aumento da dívida pública.

"Acorde antes que seja tarde demais!", conclui o Daily Star na última página com a fotografia de um cedro, o símbolo nacional.

Para o diretor das páginas locais, Joseph Haboush, esta iniciativa visa transmitir uma mensagem de alerta à classe dominante.

"Queremos advertir os políticos e os responsáveis que a situação atingiu um nível alarmante", salientou Haboush.

Em outubro passado, o mais antigo jornal libanês, An-Nahar, publicou uma edição completamente em branco para protestar contra a paralisia institucional ligada ao atraso na formação de um novo Governo.

O crescimento do Líbano entrou em colapso com as reviravoltas políticas que marcaram o país nos últimos anos, exacerbados pelo desencadear da guerra na Síria em 2011.

Segundo o Ministério das Finanças, o Líbano é um dos países mais endividados do mundo, com um rácio da dívida em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) superior a 150%.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela