Secções
Entrar

Itália afirma-se disponível para apoiar Líbia a travar fluxos migratórios

23 de junho de 2018 às 22:47

"O importante é que os líbios possam controlar o seu território", defendeu ministra da Defesa.

A ministra da Defesa de Itália, Elisabetta Trenta, afirmou este sábado que o seu país está preparado para "proporcionar recursos adicionais" à guarda costeira da Líbia para conseguirem controlar as suas águas e travar os fluxos migratórios para a Europa.

"O importante é que os líbios possam controlar o seu território", defendeu Trenta, numa entrevista ao canal de televisão privado Sky.

A governante italiana sustentou também que, se os resgates de migrantes que saem em barcaças para o Mediterrâneo com a intenção de alcançar território europeu ocorrem em águas próximas da Líbia, devem ser as guardas costeiras daquele país a intervir.

Elisabetta Trenta referiu que os guardas líbios foram formados para lutar contra os traficantes de pessoas e "têm toda a capacidade neste momento" para realizar este trabalho, bem como "os meios".

A ministra sustentou também que a Itália deve agilizar a gestão dos pedidos de asilo das pessoas que já se encontram em território italiano para determinar rapidamente quem tem direito e quem não.

Trenta falava sobre quem tem a responsabilidade de intervir se os salvamentos ocorrerem em zona próxima da Líbia, depois de esta semana o ministro das Infraestruturas e Transportes italiano, Danili Toninelli, ter advertido que as organizações não-governamentais (ONG), ao aproximarem-se demasiado da Líbia para assistir migrantes em dificuldade, estão a incentivar o efeito chamada.

Além disso, Toninelli criticou a ONG alemã Lifeline, que acusou de não dar ouvidos aos guardas costeiros italianos, na quarta-feira passada, quando socorreu 224 pessoas, apesar de Itália ter advertido de que se competia às autoridades líbias.

O barco desta organização encontra-se actualmente no Mediterrâneo, com 230 pessoas a bordo e próximo de Malta, à espera que algum país autorize o desembarque num porto seguro, após recusas de Itália e Malta.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela