Secções
Entrar

Independentistas querem Puigdemont como presidente da Catalunha

10 de janeiro de 2018 às 10:16

Partidos independentistas chegam a acordo: fazer um processo jurídico que possibilite a investidura de Puigdemont através da internet

O ex-presidente do governo autónomo da Catalunha Carles Puigddemont e a secretária-geral da Esquerda Republicana alcançaram um acordo para a constituição da Mesa do Parlamento e estudo da forma de nomeação do presidente da Generalitat.

1 de 5
Foto: Reuters
Foto: Albert Gea/Reuters
Foto: Yves Herman /Reuters
Foto: STEPHANIE LECOCQ/EPA
Foto: JOHN THYS/AFP/Getty Images

Segundo a agência EFE, Puidgemont, que se encontra na Bélgica, e a secretária-geral da Esquerda Republicana (ERC), Marta Rovira, concordaram constituir a Mesa do Parlamento catalão e conseguir a investidura do presidente da Generalitat.

O acordo prevê a análise de um processo jurídico que possibilite a investidura através da internet, visto que Puigdemont está ausente de Espanha, onde o espera uma ordem de detenção.

A formação política Juntos pela Catalunha (JxCAT), ligada ao ex-presidente da autonomia, pretende uma investidura através de Skype (forma telemática, de acordo a terminologia usada pela legislação espanhola), ou em alternativa delegar a um deputado presente a leitura do discurso de Puigdemont.

Fontes da ERC disseram à EFE que vão pedir aos serviços jurídicos do partido para estudar a viabilidade das propostas do JxCAT.

Permanece, no entanto, a incógnita sobre a situação dos deputados que permanecem em Bruxelas junto a Puigdemont: se continuam na Bélgica ou regressam a Espanha onde arriscam a detenção.

Segundo a EFE o acordo entre Puigdemont e Marta Rovira foi alcançado após um encontro na terça-feira à noite, em Bruxelas, e a uma semana antes da constituição do novo Parlamento da Catalunha.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela