Secções
Entrar

Incêndio destrói igreja histórica em Amesterdão

Lusa 01 de janeiro de 2026 às 11:12

Ocorrência forçou a evacuação de casas próximas, mas não deixou feridos.

A histórica igreja Vondelkerk, em Amesterdão, um edifício do final do século XIX e monumento nacional nos Países Baixos, foi destruída na madrugada desta quinta-feira por um incêndio, que forçou a evacuação de casas próximas, mas não deixou feridos.
Igreja Vondelkerk foi consumida pelas chamas durante a madrugada EPA
O incêndio começou por volta da 01:00 (00:00 em Lisboa), na torre da igreja, que deixou de ser usada como igreja em 1977 e foi convertida num centro multiúsos, segundo a agência de notícias holandesa NOS. O fogo, que ainda não estava sob controlo pelos bombeiros às 09:00 de hoje, não afetou a estrutura do edifício, que permaneceu intacta. Embora a causa oficial do incidente seja desconhecida, alguns moradores disseram à NOS que viram fogos-de-artifício próximo da torre da igreja, onde o fogo começou, embora o corpo de bombeiros não tenha confirmado esta informação. Dezenas de casas próximas da igreja, projetada pelo arquiteto holandês Pierre Cuypers, foram evacuadas nas primeiras horas da manhã e os moradores foram abrigados num centro de ioga próximo. Os serviços de emergência preveem que poderão regressar para as suas casas ao longo do dia.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela