Secções
Entrar

Governo sérvio anuncia doação de um milhão de euros para reconstrução de Notre-Dame

22 de abril de 2019 às 17:39

Belgrado "expressa o desejo de que este símbolo da civilização francesa e do mundo seja reconstruído o mais rápido possível".

O Governo sérvio decidiu hoje doar um milhão de euros para a reconstrução da catedral de Notre-Dame em Paris, após o incêndio em 15 de abril, uma decisão que "confirma a amizade centenária com o povo francês".

Belgrado "expressa o desejo de que este símbolo da civilização francesa e do mundo seja reconstruído o mais rápido possível e que este templo da cultura seja reaberto aos seus futuros admiradores", indicou o Governo da Sérvia, em comunicado.

No rescaldo do incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, manifestou o seu apoio à França afirmando que "todos os cidadãos da Sérvia estão tristes" e estão com os seus "amigos franceses".

A catedral encontrava-se em obras de restauro no seu exterior quando, em 15 de abril, deflagrou um violento incêndio que demorou cerca de 15 horas a ser extinto. As chamas destruíram o pináculo e uma grande parte do telhado, além de parte do acervo artístico no interior.

A Procuradoria de Paris disse que os investigadores estavam a considerar o incêndio como um acidente.

A tragédia de Notre-Dame gerou mensagens de pesar e de solidariedade de chefes de Estado e de Governo de vários países, incluindo Portugal, bem como do Vaticano e da ONU.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela