Secções
Entrar

G7 disposto a "trabalhar com a Rússia" na resolução de conflito na Síria

27 de maio de 2017 às 22:39

A Rússia e o Irão, aliados do regime sírio, e a Turquia, que apoia uma facção rebelde, caucionam um processo de paz na Síria, no qual não participam os países ocidentais

Os países membros do G7 manifestaram-se "dispostos a trabalhar com a Rússia", aliado decisivo do regime de Damasco, para encontrar uma solução política do conflito sírio, refere a declaração final divulgada hoje em Taormina, Itália.

"Pensamos que existe uma oportunidade de pôr termo a esta trágica crise. Não pouparemos nenhum esforço" para travar o conflito, segundo a declaração, que reitera a necessidade de um "processo político inclusivo sob a égide da ONU".

"Se a Rússia está preparada para utilizar a sua influência de forma positiva, estamos dispostos a trabalhar em conjunto para resolver o conflito, procurando uma resolução política", escreveram os países do G7 (Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Canadá e Japão).

"Estamos prontos em contribuir na reconstrução, logo que seja iniciada uma transição política credível", acrescentaram, e aguardando que os acordos de Astana "contribuam concretamente para reduzir a violência".

A Rússia e o Irão, aliados do regime sírio, e a Turquia, que apoia uma facção rebelde, caucionam um processo de paz na Síria, no qual não participam os países ocidentais.

Em paralelo, prossegue em Genebra, sob a égide da ONU, um processo de negociações entre os beligerantes sírios.

O G7 exigiu a "instauração de um cessar-fogo efectivo, o fim da utilização das armas químicas, o acesso imediato de ajuda humanitária e a libertação das pessoas arbitrariamente detidas, e ainda o acesso às prisões" do regime.

A guerra na Síria já terá provocado mais de 320.000 mortos e milhões de refugiados desde 2011.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela