Secções
Entrar

Ex-chefe dos Mossos d’Esquadra acusado de sedição e associação criminosa

05 de abril de 2018 às 12:29

Josep Lluís Trapero, que estava em funções durante o referendo de independência de 1 de Outubro, vai responder em tribunal às acusações.

O antigo chefe da polícia regional da Catalunha Josep Lluís Trapero, que estava em funções durante o referendo de independência de 1 de Outubro, vai responder em tribunal pelos crimes de sedição e associação criminosa, indicou esta quinta-feira a justiça espanhola.

1 de 3
Foto: Susana Vera/Reuters

As acusações partem da magistrada da Audiência Nacional, Carmen Lamela, que indica que as mesmas acusações estão dirigidas também ao ex-director dos Mossos d´Esquadra Pere Soler e ao antigo secretário-geral do Ministério do Interior César Puig.

Lamela apresentou um auto de processo, passo prévio à abertura de um julgamento, em que também vai acusar, embora apenas por um delito de sedição pelo assédio, a intendente dos Mossos d’Esquadra Teresa Laplana.

A magistrada da Audiência Nacional, que comunicará o auto de processo a 16 deste mês, diz haver indícios de delito nos quatro acusados pelos factos ocorridos a 20 e 21 de Setembro de 2017, defronte da Chancelaria da Economia de Barcelona, e pelo referendo ilegal de 01 de Outubro.

A Trapero, Puig e Soler, a magistrada imputa um delito de organização criminal, enquanto no caso de sedição estabelece uma diferença, atribuindo a Trapero os dois delitos, e aos restantes apenas um, o ligado ao referendo.

Lamela considera que os três integravam uma organização hierarquizada "sob uma direcção comum, em cuja cúpula se encontrava o presidente da Generalitat da Catalunha, Carles Puigdemont, que tinha como objectivo a realização do referendo de 1 de Outubro e da declaração de independência", a 27 do mesmo mês.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela