Secções
Entrar

EUA: Pandemia marca debate dos vices na corrida à Casa Branca

07 de outubro de 2020 às 22:15

Mike Pence e Kamala Harris têm o frente-a-frente agendada para a madrugada desta quinta-feira.

A resposta de Washington à pandemia, na altura em que o novo coronavírus já chegou às instâncias mais elevadas da Casa Branca, deverá dominar o debate entre o vice-presidente republicano, Mike Pence, e Kamala Harris, candidata democrata ao cargo.

Os dois candidatos à vice-presidência dos Estados Unidos da América (EUA) durante o próximo mandato têm o frente-a-frente agendada para a madrugada de quinta-feira, a partir das 02:00 em Lisboa.

O único debate vice-presidencial desta campanha eleitoral vai decorrer em Salt Lake City, no Utah, mas a pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus impõe medidas adicionais: ambos os candidatos estarão separados por barreiras de acrílico e quaisquer pessoas que assistam no auditório da Universidade do Utah terão de utilizar constantemente os equipamentos de proteção individual.

A pandemia, a crise económico-social decorrente das medidas implementadas para mitigar a propagação da covid-19 e a resposta da Casa Branca à subida 'em flecha' do desemprego nos Estados Unidos, o número de casos e mortes que fazem do país o mais afetado no mundo, deverão dominar o debate entre Pence e Harris.

A decisão do atual Presidente, o republicano Donald Trump, na terça-feira, de ordenar a suspensão das negociações com os democratas do pacote de estímulo à economia do país também poderá ser um tema proeminente no debate da madrugada de quinta-feira.

Para os eleitores o debate servirá para averiguar qual dos candidatos tem capacidade para, eventualmente, assumir a Presidência norte-americana antes do final do próximo mandato.

O atual chefe de Estado tem 74 anos e está a recuperar da covid-19 -- que obrigou ao internamento do Presidente na última sexta-feira -- e Joe Biden, que, apesar de não estar infetado, completa 78 anos em 20 de novembro e pode vir a tornar-se o mais idoso inquilino da Casa Branca, se for eleito.

Os dois correm alguns riscos de saúde e por isso, entre as funções essenciais dos vice-presidentes, a Constituição dos EUA declara que a sucessão direta em caso de morte, destituição ou desistência é uma das funções centrais.

Estes indicadores colocam a questão sobre se Pence ou Harris terão de ocupar o lugar na Sala Oval no decurso do próximo mandato presidencial, e, por essa razão, este é considerado o debate vice-presidencial mais importante na história recente dos Estados Unidos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela