Secções
Entrar

EUA: Biden devolve contribuição de comediante acusado de ofensas sexuais

23 de abril de 2020 às 08:50

Candidato nas eleições primárias democratas norte-americanas devolveu uma contribuição de cerca de 2.500 euros do comediante Louis C.K.

O candidato nas eleições primárias democratas dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, devolveu na quarta-feira uma contribuição de 2.800 dólares (cerca de 2.500 euros) do comediante Louis C.K., acusado de ofensas sexuais por cinco mulheres.

Um porta-voz da campanha de Biden, que já recolheu o apoio de ex-rivais nas primárias, como Bernie Sanders e Elizabeth Warren, nas eleições para a presidência norte-americana, em 03 de novembro, adiantou que a devolução do apoio vai estar refletida num relatório, em maio, sem proferir mais declarações sobre o assunto.

De acordo com registos da Comissão Federal de Eleições, o comediante, que tem como nome verdadeiro Louis Szekely, doou a quantia em 04 de março, uma dia após as vitórias do ex-vice-presidente dos EUA em mais de uma dúzia de estados na designada "super terça-feira", que o tornaram no democrata mais bem posicionado para concorrer com o atual Presidente, Donald Trump, do Partido Republicano.

Louis Szekely não prestou, para já, qualquer comentário sobre o assunto.

O jornal New York Times publicou, em 2017, uma investigação com cinco mulheres que testemunharam ofensas sexuais por parte do comediante no final da década de 90 e na década de 2000, com quatro delas a recordarem o caso.

Louis Szekely admitiu posteriormente que as situações eram verdadeiras e que estava "arrependido".

Na sequência do caso, a televisão FX dispensou-o dos programas em que participava, enquanto a plataforma de ‘streaming' Netflix suspendeu os planos para uma sessão especial de ‘stand up' e para o lançamento da longa-metragem "I Love You, Daddy".

Já o canal televisivo HBO retirou o trabalho do comediante antes disponível no seu serviço de ‘streaming'.

As campanhas presidenciais nos Estados Unidos da América costumam escrutinar as doações e devolver as contribuições de figuras que possam representar problemas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela