Secções
Entrar

ETA oficializa dissolução e põe fim a toda a actividade política

03 de maio de 2018 às 14:48

A organização separatista basca ETA oficializou a sua dissolução total, após dezenas de anos de atentados em que fez mais de 800 vítimas mortais.

A organização separatista basca ETA oficializou esta quinta-feira a sua dissolução total e o fim da sua actividade política, depois de dezenas de anos de atentados em que fez mais de 800 vítimas mortais.

1 de 3
Foto: REUTERS/Gara

"A ETA desmantelou o conjunto das suas estruturas. A ETA declara que põe fim a toda a actividade política", afirma a organização, considerada "terrorista" pela União Europeia, numa "declaração final" publicada no jornal Berria e no portal da Internet Naiz.info.

A ETA assegura nesse texto que "não será mais um agente que manifeste posições políticas, promova iniciativas ou interpele outros actores" e faz acompanhar essa declaração com um vídeo em que se ouve a voz de uma série de históricos da organização.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela