Secções
Entrar

Erdogan aceita demissão de seu genro do cargo de ministro das Finanças

09 de novembro de 2020 às 19:56

No domingo, Berat Albayrak alegou motivos de saúde para a sua decisão.

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan aceitou hoje o pedido de demissão do seu genro de ministro das Finanças, um cargo que ocupava há dois anos, anunciou a Presidência turca.

"Após exame pelo nosso Presidente, o pedido do ministro das Finanças Berat Albayrak de ser substituído das suas funções foi aceite", indicou a Presidência em comunicado.

No domingo, Berat Albayrak alegou motivos de saúde para a sua decisão.

Segundo observadores, a demissão do ministro poderá estar relacionada com divergências relacionadas com a substituição do governador do Banco central, registada no sábado.

O governador da instituição, Murat Uysal, foi despedido e substituído pelo antigo ministro das Finanças, Naci Agbal.

Neste contexto, a recuperação da libra turca na manhã de hoje surgiu após as declarações de Agbal, que parecem ter sido bem acolhidas pelos mercados.

"O objetivo principal do Banco central é assegurar a estabilidade dos preços" e de "reforçar a comunicação sobre a política monetária no quadro dos princípios de transparência, responsabilidade e previsibilidade", disse em comunicado.

"O Banco central utilizará sem hesitação todas as ferramentas da política para realizar este objetivo de estabilidade dos preços", acrescentou.

Nos últimos dois anos de mandato de Albayrak no cargo de ministro das Finanças a Turquia registou uma crise monetária em 2018 e a libra turca atingiu o seu mais baixo valor histórico face ao dólar e ao euro.

Albayrak foi ministro da Energia entre 2015 e 2018.

Em agosto, Albayrak suscitou reações de indignação ao minimizar a queda da libra turca no decurso de uma entrevista televisiva.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela