Secções
Entrar

Dois jornalistas assassinados a tiro na Guatemala

02 de fevereiro de 2018 às 09:47

Os cadáveres dos dois jornalistas foram encontrados nos campos de cana-de-açúcar de uma exploração agrícola em Santo Domingo.

Dois jornalistas da Guatemala foram assassinados com um tiro na cabeça e os seus cadáveres abandonados numa plantação de cana-de-açúcar, com os pés e mão amarrados, revelaram hoje as autoridades guatemaltecas.

1 de 5
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Laurent Castillo, 28 anos, e Alfredo de Leon, 30, tinham desaparecido na segunda-feira, quando regressavam de uma reportagem na província de Suchitepéquez, no sul do país, revelou o Procurador dos Direitos Humanos da Guatemala, Jordan Rodas.

Os cadáveres dos dois jornalistas foram encontrados nos campos de cana-de-açúcar de uma exploração agrícola em Santo Domingo. Laurent Castillo era correspondente do jornal Nuestro Diario e Alfredo de Leon trabalhava para de Coatepeque, situada a curta distância do local onde foram encontrados os corpos.

"Exijo que as autoridades conduzam um inquérito rápido para encontrar os autores deste crime odioso", disse hoje Jordan Rodas, que exigiu ainda às autoridades da Guatemala que façam cumprir um protocolo de proteção de jornalistas.

O pai de Laurent Castillo assegurou em declarações à imprensa que os dois jornalistas assassinados não tinham recebido quaisquer ameaças.

Nos últimos dez anos foram assassinados sete jornalistas na província de Suchitepéquez, fortemente dominada pelo narcotráfico.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela