Secções
Entrar

Covid-19: Ministro da Defesa da Sérvia com teste positivo mas sem sintomas

27 de junho de 2020 às 21:08

O país tem registado uma subida de casos desde que levantou algumas medidas restritivas para conter a pandemia, em maio.

O ministro da Defesa da Sérvia, Aleksandar Vulin, testou positivo para o novo coronavírus mas não tem sintomas, anunciou hoje o Governo de Belgrado.

Em comunicado divulgado hoje, o Ministério da Defesa explicou que Aleksandar Vulin não tem sintomas de covid-19 e que se sente bem, segundo noticia a agência AP.

O governante, que é conhecido pela sua posição fortemente pró-Rússia, fez parte da delegação da Sérvia, liderada pelo Presidente sérvio Aleksandar Vucic, que marcou presença na parada do Dia da Vitória esta semana.

O Presidente da Sérvia encontrou-se com o homólogo russo, Vladimir Putin, mas não está totalmente garantido que tenha feito o mesmo com Aleksandar Vulin.

A porta-voz do parlamento da Sérvia, Maja Gojkovic, também testou positivo para o novo coronavírus, segundo noticiou hoje a agência de notícias estatal, Tanjug.

A Sérvia tem registado uma subida de casos da covid-19 desde que levantou algumas medidas restritivas para conter a pandemia, em maio, quando permitiu grandes concentrações de pessoas sem a obrigação de respeitar o distanciamento social ou o uso de máscaras.

Aleksandar Vucic já anunciou que vai reintroduzir aquelas medidas caso o aumento de casos se mantenha.

Até agora, a Sérvia regista mais de 13.500 casos e 265 mortes devido à covid-19.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 494 mil mortos e infetou mais de 9,82 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (125.039) e mais casos de infeção confirmados (mais de 2,46 milhões).

Seguem-se o Brasil (55.961 mortes, mais de 1,27 milhões de casos), Reino Unido (43.414 mortos, mais de 309 mil casos), a Itália (34.708 mortos e quase 240 mil casos), a França (29.778 mortos, mais de 199 mil casos) e a Espanha (28.338 mortos, quase 248 mil casos).

A Rússia, que contabiliza 8.969 mortos, é o terceiro país do mundo em número de infetados, depois dos EUA e do Brasil, com quase 628 mil, seguindo-se a Índia, com mais de 500 mil casos e 15.685 mortos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela