Secções
Entrar

Bruxelas investe 7,5 ME em campanha para incentivar jovens a comer porco

09 de julho de 2020 às 14:48

A campanha arranca em Portugal, Espanha e França, países escolhidos pela importância que a carne de porco assume na economia local e na dieta mediterrânea.

A Comissão Europeia lançou uma campanha, cujo investimento ronda os 7,5 milhões de euros, para incentivar os jovens portugueses, espanhóis e franceses a comer carne de porco, foi hoje anunciado.

"'Let's talk about pork from Europe' é a assinatura da campanha de comunicação que a Comissão Europeia acaba de lançar com o propósito de desmistificar alguns dos mitos mais frequentes sobre a carne de porco", indicaram, em comunicado, os responsáveis pela iniciativa.

A campanha, com duração prevista de três anos, arranca em Portugal, Espanha e França, países escolhidos pela importância que a carne de porco assume na economia local e na dieta mediterrânea.

A campanha, sobretudo, destinada aos jovens até aos 30 anos, com um investimento previsto que ronda os 7,5 milhões de euros, é gerida pelas entidades setoriais de cada país -- Aligrupo -- Agrupamento de Produtores de Suínos, Agrupalto -- Agrupamento de Produtores Agropecuários (Portugal), Interporc -- Interprofessional del Porcino de Capa Blanca (Espanha) e Inaporc -- Interprofession Nationale Porcine (França).

Para o mercado português, o investimento está estimado em 1,4 milhões de euros.

"A carne de porco é uma das mais consumidas em todo o mundo, mas tem sido alvo de mensagens erradas e, por vezes, difamatórias, que associam negativamente a produção de porcos a temas sensíveis ligados ao ambiente, segurança alimentar e bem-estar animal. Esta desinformação, tem levado o público, e especialmente os mais jovens, a substituírem o consumo de carne de porco por outros bens alimentares", lê-se no documento.

Citado no mesmo comunicado, o presidente do Aligrupo, Vitor Menino, afirmou que, durante os próximos três anos, haverá a oportunidade de "desmistificar e esclarecer dúvidas sobre a relação da suinicultura com o meio ambiente, e também com a segurança alimentar, bem-estar animal, investigação, diversidade, benefícios nutricionais e alimentação animal".

Em Portugal, cada habitante come cerca de 44 quilogramas (kg) de carne de porco por ano.

O setor da suinicultura contribui para o produto interno bruto (PIB) com um volume de negócios agregado superior a mil milhões de euros e emprega mais de 50 mil trabalhadores.

A campanha 'Let's talk about pork from Europe vai decorrer em vários suportes como televisão, 'outdoor' e nas redes sociais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela