Secções
Entrar

Bomba da II Guerra Mundial em Fukushima

10 de agosto de 2017 às 09:18

A bomba, com 85 centímetros de comprimento e 15 centímetros de diâmetro, encontrava-se enterrada a cerca de um quilómetro de distância das instalações envolventes dos reactores 2 e 3 da central nuclear

Uma bomba, provavelmente datada da Segunda Guerra Mundial, foi descoberta esta quinta-feira na zona da central nuclear de Fukushima Daiichi, atingida gravemente pelo terramoto de 2011.

O engenho foi detectado por um trabalhador que se encontrava nas obras de construção de um parque de estacionamento para automóveis, disse àFrance Presseum porta-voz da companhia Tokyo Electric Power (Tepco).

A bomba, com 85 centímetros de comprimento e 15 centímetros de diâmetro, encontrava-se enterrada a cerca de um quilómetro de distância das instalações envolventes dos reactores 2 e 3 da central nuclear. "Nós avisamos a polícia de Futaba que ficou encarregada deste processo", acrescentou o porta-voz.

No Japão são as forças de autodefesa e a polícia as entidades responsáveis por este tipo de situações e que avaliam os riscos que a explosão de uma bomba deste tipo pode provocar.

Em Março de 2011 toda a região foi evacuada, logo a seguir à catástrofe que afectou a central nuclear sendo que, neste momento, decorrem trabalhos de desmantelamento dos seis reactores, incluindo os quatro que foram seriamente atingidos pelas explosões de hidrogeno provocadas pelo sismo.

O local onde se encontra a bomba encontrada hoje foi isolado por motivos de segurança, mas os trabalhos de remoção dos escombros não foram interrompidos.

Na região onde foi construída a central nuclear de Fukushima Daiichi, nas localidades de Futaba e Okuma (nordeste do Japão) existiu uma base aérea militar alvo de bombardeamentos da aviação norte-americana durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

As forças imperiais do Japão, país aliado da Alemanha e da Itália, já tinha ocupado uma grande parte da China quando bombardeou a base naval norte-americana de Pearl Harbour, no Havai, a 7 de Dezembro de 1941.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela