Secções
Entrar

Autoridades da Galiza indicam 16 povoações em risco de incêndio

16 de outubro de 2017 às 09:59

Pelo menos três pessoas morreram nesta província de Espanha nas últimas horas.


Dezasseis pontos da região espanhola da Galiza enfrentam esta manhã "risco real para povoações" devido aos incêndios florestais, com principais focos em Friol, Monforte de Lemos e Pantón, em Lugo.

1 de 7
Foto: EPA
Foto: EPA
Foto: EPA
Foto: EPA
Foto: EPA
Foto: EPA
Foto: EPA

Nas últimas 24 horas, os fogos na Galiza fizeram três mortos.

O Departamento do Meio Rural da Xunta, governo autónomo galego, informou hoje que na província de Lugo foi activado o nível dois (que representa risco real para núcleos habitados) nas paróquias de Anxeriz, em Friol; paróquia de Chavaga, em Monforte de Lemos e paróquia de Cangas, em Pantón.

Em Negreira, na Corunha, o nível dois foi desactivado durante a madrugada.

Na província da Corunha, o mesmo nível foi desactivado também nas zonas de Boiro e de Cures.

Lugo mantém-se em alerta devido aos fogos de Noceda e Donís, em Cervantes, reserva de Ancares, onde os moradores receiam perder as casas, queixando-se da falta de meios e de se "encontrarem cercados" pelas chamas.

O mesmo nível de alerta (dois) regista-se igualmente em San Cristovo de Cea (Oseira), arredores de Pieles; outro em Baños de Molgas (Bétan), perto de Nevoeiro.

A mesma situação verifica-se em Chandrexa de Queixa (Chaveán); em Paderne de Allariz, paróquia de Cantoña e em Lobios, na zona de Araúxo.

Em Pontevedra há seis incêndios "de nível dois": o mais grave em Ponteareas, que começou em Padróns tendo atingido os municípios de Redondela, Soutomaior e Pazos de Borbén, uma zona que totaliza 1.500 hectares de floresta.

Nos fogos de Salvaterra de Miño, em Pesqueiras; Gondomar, em Mogadáns; Neves junto a Paredes e Baiona, e em Baíña também há zonas que se encontram em situação de risco real para as povoações.

No incêndio de Nigrán, em Parada, onde se corre o mesmo risco, registaram-se duas vítimas mortais: duas pessoas que se encontravam no interior de uma furgoneta atingida pelas chamas.

No fogo de Carballeda de Avia, em Ourense, morreu uma outra pessoa, durante a noite.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela