Secções
Entrar

Detido em Marrocos suspeito de ligação ao ataque de Barcelona

22 de agosto de 2017 às 12:47

A detenção ocorreu em Uxda, onde o homem está a ser interrogado neste momento, informou a televisão marroquina 2M

A polícia marroquina prendeu um homem de 34 anos por suspeitas de ligação ao atentado de Barcelona, informou a televisão marroquina 2M (estatal).

A detenção ocorreu em Uxda, extremo noroeste do país, onde o homem está a ser interrogado neste momento, segundo a televisão, que cita "fontes próximas do processo".

Outro media da Web assegura que a detenção aconteceu nas primeiras horas de domingo.

Contactado pela agência Efe, o Ministério do Interior disse não poder confirmar a detenção neste momento.

O detido viveu no mesmo bairro da localidade catalã de Ripoll onde residia Moussa Oukabir, um dos membros do comando, e a sua alegada ligação a este torna a detenção "importante", de acordo com a cadeia.

A cadeia assegura, por outro lado, que outro marroquino ex-residente em Espanha, concretamente na periferia de Barcelona, durante 10 anos, foi detido em Nador, cidade vizinha de Melilla, mas não está claro que tenha relação com o anterior, nem que tenha algo a ver com o atentado de Barcelona.

Este homem, de 28 anos, e "fortemente radicalizado", declarou lealdade ao grupo extremista Estado Islâmico e preparava "vários atentados", entre os quais um contra o edifício da Embaixada de Espanha em Rabat, de acordo com a mesma fonte, que não fornece pormenores a este respeito.

Por último, a 2M sublinha que um grupo de peritos da polícia marroquina se deslocou a Barcelona para apoiar as investigações sobre a célula catalã e as possíveis ramificações.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela